Qual a relação da AHK com as IHKs?

Foto: Divulgação AHK Paraná

Uma das mais fortes instituições alemãs coloca à disposição informações e oportunidades de negócios mundo afora. Conheça o trabalho das câmaras alemãs e os benefícios para os associados à AHK Paraná

Na Alemanha, toda companhia de comércio e indústria está ligada à sua IHK  (Industrie und Handelskammer) regional. Essas três letras representam a grandeza da economia alemã e contribuem para seu desenvolvimento com uma variedade de serviços e oportunidades, tanto de fomento das empresas locais e abertura de novos mercados, como de formação profissional por meio de cursos técnicos reconhecidos pelo Estado e reputados no mercado.

Em todo o país, são 79 IHKs que dão suporte para a abertura de empresas, prestam informações sobre questões jurídicas e relacionadas aos tributos, além de oferecer aconselhamento para a expansão internacional, transformação digital, indústria 4.0 e mais de 50 temas relacionados ao mundo corporativo.

Um dos seus princípios é a promoção do networking e a troca de experiências como motor do crescimento econômico. É aí que entra a AHK (Auslandshandelskammer), que os brasileiros conhecem há mais de 100 anos. Afinal, a AHK é um braço da IHK em outros países, com a mesma intenção de fomentar o comércio e a indústria da localidade com empresas da Alemanha. Essa é uma rede de 140 câmaras espalhadas por 92 países, que dão ao associado da AHK acesso a companhias alemãs e negócios feitos por elas em todo o mundo.

Uma odisseia de oportunidades comerciais

O associado passa a ter à sua disposição os serviços das IHKs que, atualmente, oferecem programas online e serviços remotos para os interessados na economia alemã e, também, àqueles que buscam informações sobre outros países, seja na área comercial, financeira, de inovação, energia, meio ambiente etc.

A parceria com a AHK possibilitará, por exemplo, a visita virtual da delegação de Rheinland-Pfalz, que acontecerá no dia 30 de junho, das 8h às 14h. Empresas brasileiras apresentarão os seus negócios e conhecerão o potencial econômico das companhias instaladas naquela região. Outro exemplo da extensão do leque de oportunidades promovido por essa integração IHK-AHKs é a feira virtual multissetorial Expo Alemania, promovida pela AHK do Equador e que promete estreitar a distância entre as empresas latino-americanas e alemãs.

Leia mais sobre a IHK e os eventos citados nos sites abaixo:

https://www.ihk.de

https://brasilalemanhanews.com.br/ahk-parana/ahk-parana-recebe-a-delegacao-virtual-de-rheinland-pfalz/

https://expoalemania.com