Série Conheça os Nossos Conselheiros: Bernt Entschev

Foto: Divulgação AHK Paraná

A mãe era alemã e o pai búlgaro. Foi na Alemanha, em 1944, que nasceu Bernt Entschev. Após sete anos, em 1951, os pais decidiram se mudar para o Brasil, mas o vínculo e a proximidade com a cultura alemã ainda são fortes para o conselheiro referência no Paraná em gestão de pessoas, talentos e desenvolvimento humano.

Nessa edição da Série Conheça os Nossos Conselheiros, você vai conhecer um pouco da história do reconhecido consultor de carreiras e fundador da De Bernt, que é graduado em Administração de Empresas e possui especialização em Treinamento e Desenvolvimento Profissional.

Sua vida profissional começou cedo, antes dos 14 anos ele foi trabalhar como office boy, depois foi vendedor, supervisor e gerente de vendas. Antes de fundar a De Bernt, em 1986, empresa de Headhunter, Outplacement e Consultoria de RH, que oferece soluções para a gestão de talentos, Bernt também ocupou o cargo de gerente de treinamento e desenvolvimento humano em uma multinacional inglesa, passando a trabalhar em várias capitais brasileiras.

“Foi aí que despertei o interesse por gestão de pessoas, fiquei 15 anos nessa multinacional, sendo oito neste cargo, que me permitiu ter uma visão mais humana das organizações. Assumi essa posição com o intuito de me desenvolver, pois inicialmente eu não tinha domínio nem tanto interesse pela área, mas fiz muitos cursos que abriram o meu olhar, até que pedi demissão voluntária e criei a minha empresa. E são 34 anos dedicados à gestão de pessoas e talentos”, conta.

Ele revela que tinha um sonho de fazer algo que realmente valesse a pena. E, nessas mais de três décadas de trabalho voltado à gestão de talentos, sempre prezou pela honestidade e fidelidade aos clientes, e se adaptou às mudanças, que nunca param. “Já passamos por muitas crises, mas o período Collor foi o mais difícil, muitas empresas faliram, nós também quase fechamos”, recorda.

Hoje, a De Bernt possui sedes em Curitiba, Joinville, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Miami e New Jersey. Esse processo de internacionalização começou há seis anos e conta com a parceria da AIMS International, uma associação composta por empresas com elevado padrão de qualidade em serviços especializados e personalizados em recrutamento e seleção.

Vínculo com a Câmara e oportunidades de internacionalização

Membro da AHK Paraná há 30 anos, Bernt atua como conselheiro da entidade há mais de 20 anos. Ele se associou à AHK pela oportunidade de multiplicar negócios e em busca da internacionalização da empresa. “Já fizemos negócios com a Alemanha e também países como: Itália, França, Espanha, Inglaterra, entre outros países da América Latina”, diz.

O conselheiro completa que a entidade oferece às empresas uma visão internacional aos negócios. “A Câmara amplia o conhecimento nacional e internacional das organizações, viabiliza o relacionamento entre as companhias associadas, contribui para o intercâmbio de ideias e troca de experiência comercial. Além disso, gera mais confiança no momento de iniciar uma negociação”.

Bernt destaca ainda o papel dos grupos de intercâmbio de experiências da AHK Paraná, que ao longo dos anos multiplica o conhecimento industrial e em outras áreas. “Tenho segurança em afirmar, não somente como conselheiro, mas também enquanto associado, que muitos dos clientes da De Bernt, entre eles multinacionais alemãs do segmento automotivo, vieram graças à AHK, que propiciou o relacionamento com diretores de grandes indústrias”, expõe e encoraja outras empresas para que também se associem.

De acordo com o conselheiro, as pessoas têm necessidades semelhantes, por isso é essencial compreender a natureza humana, as empresas precisam ter essa visão. Além disso, é muito importante ter vocação para dividir conhecimento e práticas – essa também é uma das principais vertentes da AHK Paraná.