Série Conheça os Nossos Conselheiros Diretor da AHK Paraná: Andreas Hoffrichter

Foto: Divulgação AHK Paraná

Acompanhe a trajetória do diretor da AHK e cônsul honorário da República Federal da Alemanha em Curitiba

Ele nasceu em Osnabrück, no estado de Niedersachsen, e aos 4 anos de idade veio para o Brasil devido à transferência do pai, que assumiu a diretoria técnica de uma empresa do ramo automobilístico no ABC paulista. “A ideia era ficar no Brasil por apenas três anos, mas os meus pais se apaixonaram pelo país e acabaram fixando residência em São Paulo”, conta o diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Andreas Hoffrichter.

Na última matéria dessa série, você confere a trajetória profissional do cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, consultor de negócios e conselheiro de administração.

Com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais dos segmentos automotivo, químico e plástico, o administrador de empresas, formado pela FGV, traz na bagagem experiências em indústrias como BASF, Wacker Indústria Química e KHS, Alemanha, onde permaneceu entre 1992 e 1995. Ao retornar ao Brasil, Hoffrichter trabalhou em uma empresa transformadora de resina plástica.

Em 2000, foi contratado para assumir a diretoria administrativa e financeira da KMAB – Krupp Módulos Automotivos do Brasil, uma joint venture do Grupo Thyssenkrupp Automotive e Volkswagen do Brasil, que foi criada para produzir módulos de suspensão para os carros produzidos pela Volkswagen/Audi na fábrica de São José dos Pinhais.

Após a dissolução da joint venture em 2009, fundou a empresa Baldo Participações e Incorporações. “Administramos participações e investimentos em outras empresas, prestamos consultoria na área de governança corporativa, fazemos projetos de coaching, mentoring e consultoria financeira, entre outras atividades”, enumera o cônsul honorário e empresário.

Associado à AHK Paraná desde 1995, Hoffrichter foi conselheiro da Câmara durante vários anos, depois exerceu o cargo de vice-diretor e, em 2013, foi eleito diretor da entidade.

São nove anos de dedicação. “Nesse período, conseguimos renovar o conselho com a entrada de novos membros, valorizando também a presença feminina. Passamos por uma troca recente de gerência, que foi um grande desafio, ainda mais em um momento de pandemia. Além disso, conseguimos modernizar e adaptar os nossos serviços aos novos tempos, transformando, por exemplo, os cursos presenciais da AHK para o formato virtual com bastante sucesso – prova disso são os números obtidos: de 1.789 participantes nos eventos presenciais de 2019, passamos para 2.450 em 2020, sendo 90% deles eventos digitais”, expõe o diretor, que está exercendo o seu terceiro mandato frente à AHK.

Em 2019, Hoffrichter foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha. Durante a entrega, o diretor da AHK Paraná foi homenageado por sua dedicação, pelo trabalho prestado à sociedade e à indústria, além do estímulo que presta às relações comerciais, culturais e políticas entre Brasil e Alemanha.

 

‘Busco devolver à Alemanha o que de bom recebi’, diz Hoffrichter

O diretor da AHK Paraná relata que sua relação sempre foi muito intensa com seu país natal. “Além de ter nascido na Alemanha e morado lá anos depois com a minha família, sempre tive forte ligação com o país e com a cultura alemã.  Aprendi como o alemão pensa e as principais diferenças culturais. Cresci nesses dois mundos e tive a sorte de usufruir das melhores coisas dos dois países. Me sinto meio alemão e meio brasileiro”, reforça.

Hoffrichter é grato a todas as oportunidades recebidas. “Recebi muito da Alemanha e do Brasil e sinto a necessidade de devolver à sociedade tudo que obtive por meio de trabalho voluntário. Para mim, é um imenso prazer ajudar alemães e brasileiros a fazer bons negócios, networking e a se tornarem bons amigos”, finaliza o diretor da AHK Paraná.