Série Conheça os nossos Conselheiros: Luciano Farias

CEO da thyssenkrupp Steering Brasil considera a Câmara Brasil-Alemanha uma plataforma essencial para o desenvolvimento dos negócios no país

AHK Paraná - Perfil do Conselheiro - Luciano Farias

Formado pela UTFPR, o engenheiro eletricista Luciano Farias, CEO da thyssenkrupp Steering Brasil, há 32 anos vive em Curitiba. E foi aqui que, além de concluir a sua graduação, deu os primeiros passos no que viria a ser, em pouco tempo, uma promissora carreira. Ainda na faculdade, o executivo teve o seu primeiro contato com empresas de origem alemã, por meio de um estágio realizado na Siemens Telecomunicações.

Recém-formado e complementando os seus estudos na França, na Universidade Tecnológica de Compiègne, foi convidado a trabalhar seis meses em outra divisão da companhia, em Paris. No retorno ao Brasil, foi efetivado pela Siemens Automotive, que estava se instalando no país. No início dos anos 2000, foi convocado pela empresa para mais uma missão: nos Estados Unidos, em projetos relacionados com a Ford na região de Michigan. “Como meu objetivo não era permanecer nos EUA, retornei, mais uma vez, ao Brasil”, conta. Hoje, o conselheiro é fluente em francês e inglês e compreende bem o alemão.

Em 2004, a experiência internacional e o know-how adquirido pelos desafios da profissão levaram o engenheiro a novos caminhos, desta vez na thyssenkrupp. Farias foi o responsável pela estruturação da área de vendas da empresa no país, função que exerceu simultaneamente à gestão da área de engenharia de produtos. “Estive à frente de grandes projetos, como o de colunas elétricas, onde assumi a coordenação e a preparação da planta para receber essa nova linha de produção. Em outubro de 2019, fui promovido a CEO da divisão Steering no Brasil”.

E foi por meio da empresa que hoje lidera que Luciano se aproximou ainda mais da Câmara e da cultura alemã. “A thyssenkrupp sempre foi muito participativa. Para nós, a AHK é importantíssima, trazendo essa sinergia e oferecendo serviços de muita qualidade para a indústria regional. Por termos um conteúdo tecnológico elevado, tanto em nossos produtos como nos processos de produção, somos participantes ativos dos fóruns relacionados à indústria 4.0 e à tecnologia”.

Nomeado recentemente para o Conselho, Farias imprime, com sua expertise e disposição, sua marca nesta gestão. “Sei que essa renovação, com pessoas que possam contribuir com novas ideias, é importante para a Câmara. Para mim é um grande prazer poder participar”.

Mercado Brasil-Alemanha

O executivo também tem grandes expectativas em relação à cooperação Brasil-Alemanha e o papel da AHK na agenda de desenvolvimento. “O Brasil é o mais importante parceiro comercial da Alemanha na América Latina, ao mesmo tempo em que a Alemanha ocupa a quarta posição entre os nossos maiores parceiros comerciais. São sete décadas de estreita cooperação e é fundamental que a Câmara continue sendo uma plataforma essencial para o desenvolvimento dos negócios no país. O fomento da transformação digital na indústria, a criação de bases para a retomada do crescimento em um cenário pós-pandemia e a cooperação para a melhoria do ambiente de negócios por meio de reformas importantes são pontos que considero essenciais e que vamos trabalhar em nossa agenda”, conclui.