Sinergi Cooperativa democratiza o acesso à geração compartilhada de energia

Foto: Divulgação – AHK Paraná

Buscar parcerias, ampliar os negócios e divulgar eventos importantes no setor são as principais metas da cooperativa ao associar-se à AHK Paraná

Com a meta de buscar parcerias no mercado internacional, sobretudo com os alemães, a Sinergi Cooperativa passou a fazer parte do quadro associativo da AHK Paraná. Com atuação em geração compartilhada de energia solar, a primeira cooperativa criada no estado democratizou o acesso de diversas classes sociais da população às fontes renováveis:

“Promover o cooperativismo, a economia compartilhada com sustentabilidade ambiental e financeira faz parte dos nossos valores. Constituímos a cooperativa para abranger quem não tem condições financeiras, como em imóveis locados, por exemplo, para que essas pessoas possam adquirir créditos de energia renovável por meio de uma cooperativa, obtendo o desconto em torno de 10% quando a bandeira está verde. Por outro lado, permitimos também que os cooperados, que vão gerar energia para essas pessoas, possam instalar os equipamentos e locá-los, trazendo benefícios para ambos os lados”, explica João Garcia Filho, presidente da Sinergi Cooperativa.

O aspecto inovador do modelo de negócios proposto pela Sinergi Cooperativa, que permite que pessoas e empresas possam gerar energia de forma independente, revela que o crescimento dessa entidade vem sendo exponencial, tendo acumulado um grande aumento desde que foi criado, em 2021. De 29 associados, no início da sua criação, há três anos, passou para 400 em 2022, demonstrando como essa cultura conquista cada vez mais espaço no ambiente social e cooperativo.

Além do networking e da expansão da Sinergi no mercado, obtendo parcerias com empresas e pessoas com foco em sustentabilidade e economia compartilhada, Garcia Filho explica que a cooperativa ainda tem outras expectativas em associar-se à AHK Paraná: “Temos a ideia de divulgar o 1º Congresso Brasileiro de Geração Compartilhada, que deve ocorrer na cidade de Maringá, em maio deste ano, além de outros eventos relacionados à geração de energias renováveis e ao agronegócio, que contarão com a presença de autoridades. Sem dúvidas, essa parceria com a AHK Paraná será importante para alcançarmos nossos parceiros, conquistar novos mercados e divulgar eventos importantes do nosso setor”, explica.