Sustentável, energia solar fotovoltaica possibilita redução de custos

Foto: Pixabay

O setor de energia solar fotovoltaica (FV) tem acrescentado opções interessantes à indústria e ao comércio para seu planejamento de custos de energia. Desde 2012, mais de 6,7 GW entraram em operação com a criação de mais de 200 mil empregos e arrecadação de mais de R$ 10 bilhões em tributos ao poder público. As condições e regulamentos do setor FV proporcionam aos consumidores de todos os portes a possibilidade de instalação de usinas de geração próprias sem inseguranças sobre o custo dos insumos desta energia. O sol é de todos e nasce todo dia.

Sistemas FV são modulares. Isto é: o conjunto de gerador (módulos FV ou “painéis”) e inversor pode ser adaptado em potência e em quantidade de equipamentos às condições do usuário. Ainda pode receber unidades de armazenamento da energia e integrado com outras fontes, como geradores a combustão existentes etc. Mas os sistemas não são complexos. Porém, isto não significa que são inertes a erros de engenharia. Aliás, atingir uma ótima eficiência em projetos FV requer atenção aos detalhes, que não necessariamente são óbvios, requerem conhecimento e experiência.

Associada à AHK Paraná, a empresa 8.2 Especialistas em Energias Renováveis (8.2) possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, avaliação e operação de sistemas FV de médio e grande porte. “Oferecemos serviços de consultoria técnica para clientes com projetos de geração FV desde a fase inicial de desenvolvimento do projeto, em todas as fases de concepção técnica, aquisição e construção até a avaliação de desempenho e eventuais avarias e otimização da operação e manutenção. Queremos fazer a nossa parte para que os consumidores possam fazer a sua por um futuro de energia limpa, segura e a baixo custo”, finaliza Heiko Lubke, diretor da empresa.