Tecnologia de ponta, soluções em tempo recorde e pós-venda confiável geram parcerias na indústria farmacêutica

Foto: Divulgação AHK Paraná

Presentes na feira FCE Pharma, empresas como GEMÜ, Soleri, Telstar e Equipo Inox trabalham juntas para atender demandas cada vez mais específicas do mercado

Vacinas, remédios, água ultrapura e fertilizantes biotecnológicos são alguns dos fluidos transportados pelas válvulas de alta tecnologia hoje em dia. Algumas delas foram demonstradas pela GEMÜ Sistemas de Medição e Controle nesta semana em São Paulo, durante a FCE Pharma, principal feira do setor de máquinas para o setor farmacêutico e de biotecnologia.

“Queremos mostrar ao mercado que estamos operando normalmente, trazendo soluções necessárias às empresas farmacêuticas lançadas recentemente na Europa e adaptadas à realidade brasileira”, pontua o gerente geral da área farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia da GEMÜ, Hans Paul Mösl.

A resposta do mercado à realização da feira foi a melhor possível, com cerca de 12 mil visitantes nos três dias de exposição da FCE Pharma/Cosmetique. “Viemos prestigiar nossos parceiros, entre eles a GEMÜ. Nos sentimos muito confortáveis em especificar um produto de ótima qualidade e que reduz enormemente o risco sanitário nos projetos do mercado farmacêutico”, explica Kesia Oliveira, gerente geral da Azbil Telstar, empresa espanhola com soluções em engenharia para processos e fabricante de equipamentos. “Quando eu não acho uma solução específica no mercado, procuro na GEMÜ, e há vários anos eles fornecem algo que irá funcionar”, acrescenta o gerente comercial da Azbil Telstar, Márcio Zanatta.

O mercado farmacêutico e de biotecnologia se mostra, mais do que nunca, sedento por tecnologias atuais. “As empresas precisam de inovações que atendam suas demandas e de equipamentos e componentes que tragam confiabilidade ao seu produto. Para isso são necessários parceiros que tragam essa segurança”, analisa o diretor geral da Soleri, o engenheiro Eduardo Antunes.

Pós-venda de qualidade garante manutenções em dia

Um exemplo de sistema que utiliza válvulas de alta tecnologia são os biorreatores, equipamentos de alta engenharia agregada que usam fluxogramas de processo para produzir insumos como vacinas para saúde animal. “Adotamos os modelos da GEMÜ para ter uma padronização e porque o pós-venda com peças de substituição é sem igual”, conta o diretor da Equipo Inox Biotecnologia, Antônio Munhoz, que complementa: “a garantia é muito boa, o elemento de fixação da válvula é excelente e nunca tive problema de contaminação ou empenamento que pudesse causar vazamentos, como tive com outras marcas.”

“Cada vez mais, o mercado precisa de soluções em tempo recorde, e é nisso que nos especializamos para atender essa demanda, apesar das dificuldades logísticas que afetam o mundo todo”, explica Mösl.

Vacina nacional contra a covid-19 foi destaque na feira

Outro produto que o visitante da FCE Pharma pôde conhecer foram as válvulas em aço inox de mínima rugosidade, desenvolvidas pela GEMÜ em parceria com a matriz alemã para a fabricação da vacina brasileira contra o coronavírus. A GEMÜ criou, especialmente, todas as válvulas da linha de geração e produção de água pura (PW) e água de injetáveis (WFI) do Centro de Produção Multipropósito de Vacinas (CPMV) do Instituto Butantan, em São Paulo. “Fornecemos em tempo recorde mais de 130 válvulas e blocos customizados para esse importante projeto”, salienta Mösl.

Com prioridade total, esse projeto foi desenvolvido pela matriz da GEMÜ na Alemanha em apenas quatro semanas, um tempo recorde. Após a importação, a fábrica brasileira realiza o polimento mecânico e eletropolimento, o que garante a máxima proteção para o líquido precioso que passará por dentro das máquinas.

GEMÜ é multinacional que atua em 50 países

O Grupo GEMÜ desenvolve válvulas, sistemas de medição e controle para líquidos, vapores e gases. No caso das soluções para aplicações estéreis, a empresa é líder mundial de mercado. Em 2020, registrou um faturamento acima de 330 milhões de euros, e conta atualmente com mais de 2 mil funcionários em todo o mundo. A GEMÜ atua em mais de 50 países, em todos os continentes.

Além da área farmacêutica, a GEMÜ do Brasil conta com válvulas e outros equipamentos de medição e controle para o setor alimentício, com o exclusivo sistema Plug & Diaphragm. A área de biotecnologia também conta com soluções da empresa, como na produção de biofertilizantes.

Em sua divisão industrial, atende setores como siderurgia e mineração, plantas automobilísticas e tratamento de água, entre outros.