Terapia com cavalos beneficia crianças com deficiências e síndromes raras

Foto: AHK Paraná

A EquoSorriso Equoterapia e Equitação Lúdica já atendeu mais de 600 crianças nos últimos 10 anos 

Potencializar o desenvolvimento da mente e do corpo é um dos benefícios da equoterapia, prática que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos, sendo voltada para pessoas com diferentes enfermidades.

Há quase dez anos atendendo crianças com deficiência física, mental, autistas e síndromes raras, a EquoSorriso Equoterapia e Equitação Lúdica é referência em terapias alterativas com equinos: já foram mais de 600 crianças atendidas ao longo dos anos.

A Proprietária do haras, Rosana Collect, explica que, normalmente, os pacientes chegam até o local indicados pelo próprio neurologista. Depois da realização de uma avaliação, são escolhidos os melhores exercícios para cada um, de forma personalizada:

“Usamos o cavalo para potencializar os ganhos, já que a atividade exige a participação do corpo inteiro. As crianças são hipersensíveis, então começamos pela parte do toque no pelo, explicamos as reações do animal para, depois, ela fazer a montaria e ter uma conexão mais próxima com o cavalo. Cerca de 98% do cavalgar é igual ao ser humano, então, durante a terapia é possível acompanhar o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, coordenação motora e equilíbrio. Também há ganhos significativos no despertar da fala, ludicidade e estímulo sensorial”, afirma.

Além das crianças, o haras atende adultos que sofrem de ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout.

“Seja para crianças ou adultos, proporcionar uma vida melhor para as pessoas é emocionante”, afirma a associada à AHK Paraná.