Transformação digital, geração de negócios internacionais e sustentabilidade marcam a discussão do 5° Café com Jornalistas

Foto: Divulgação AHK Paraná

No último dia 8 de junho, profissionais de imprensa e conselheiros da AHK Paraná se reuniram em evento virtual

Tradicional no calendário de eventos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e em sua 5ª edição, o Café com Jornalistas, realizado no último dia 8, mais uma vez viabilizou o contato da imprensa com os CEOs de multinacionais alemãs e empresas brasileiras, que compõem o Conselho da AHK Paraná. Entre elas: Brose do Brasil, thyssenkrupp, Robert Bosch, Interprint do Brasil, OKE Group, Kleiberit do Brasil, Roadimex Ambiental LTDA, Sindipeças/IBGC, Andersen Ballão Advocacia e Licks Attorneys.

O encontro gratuito foi realizado via plataforma Zoom e, neste ano, o assunto abordado foi “Transformação digital gera negócios e aproxima países”. Na oportunidade, CEOs da indústria automobilística discutiram sobre a aceleração da transformação digital e como os eventos on-line potencializaram o networking e o intercâmbio de negócios.

Algumas multinacionais, como a Brose, também anunciaram investimentos e negociações externas aos jornalistas presentes. Com fábrica em São José dos Pinhais, a Brose acabou de assinar um contrato com uma montadora de carros elétricos dos Estados Unidos para exportação de levantadores de vidros aos novos veículos, que devem ser produzidos na unidade paranaense.

A Bosch também reforçou, durante o evento, informações sobre os investimentos para a nacionalização na linha de injetores, destacando que a multinacional alemã acredita no Brasil.

Um case da indústria de papéis decorativos também foi apresentado, a fim de mostrar como os encontros e plataformas virtuais têm viabilizado o fechamento de negócios entre companhias de diferentes países.

O gerente da AHK Paraná, Augusto Michells, ressaltou a internacionalização das empresas via eventos virtuais. Ele citou a feira multissetorial virtual das AHKs da América Latina, a Expo Alemania, que será realizada entre os dias 6 e 9 de julho e deve reunir mais de 300 expositores de diferentes países e 200 mil visitantes. Michells ainda comunicou aos profissionais de imprensa sobre a visita da delegação virtual de Rheinland-Pfalz (Renânia Palatinado), no próximo dia 30 de junho. O objetivo é promover o intercâmbio de negócios entre organizações comerciais e industriais, além de manter ativa a relação bilateral entre comunidades do Brasil e da Alemanha.

Outro grande destaque do evento foi a apresentação do anfitrião e diretor da AHK Paraná, Andreas Hoffrichter, que abordou os investimentos em hidrogênio verde e como esse combustível deve transformar a indústria, sendo uma alternativa energética para reduzir as emissões de CO2.

Hoffrichter reforçou também que a Alemanha continua vendo o Brasil como um celeiro de investimentos. O diretor completou que mais de mil empresas alemãs estão presentes no país e geram aproximadamente 350 mil empregos.

Além das apresentações, os 22 jornalistas participantes do evento puderam interagir e trazer questões aos executivos das multinacionais presentes e à diretoria da AHK Paraná.