Unidade brasileira planeja ampliar portfólio de produtos, fortalecer parcerias e diversificar operação
Desde 2002 em atuação no município de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a Witzenmann do Brasil ocupa a posição de líder no segmento automotivo. A unidade paranaense industrial fornece elementos metálicos flexíveis para sistemas de exaustão, componentes essenciais do conjunto de tratamento de gases. Além desses produtos, a indústria trabalha com afinco para conquistar uma posição de destaque no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e máquinas agrícolas).
“Celebrar duas décadas de existência como representante da América do Sul e fazer parte de um grupo alemão com uma incrível história de 168 anos é uma imensa satisfação”, afirma Gilson Barcik, CEO da empresa.
Com o sucesso da operação brasileira, a companhia passou a produzir e comercializar localmente juntas de expansão metálicas, mangueiras metálicas flexíveis e suportes de mola para tubulações, e há seis anos atua nos mais diversos segmentos industriais, como refinarias de petróleo, petroquímica/química, siderurgia, açúcar e álcool, papel e celulose, estaleiros e outras aplicações para empresas de construção de máquinas e equipamentos.
Para Barcik, a atuação global permite desenvolver uma visão ampla de novas tecnologias e tendências e, assim, se preparar para o futuro. “Tanto no segmento de veículos de passeio quanto de veículos comerciais, continuamos a desenvolver soluções de engenharia para os motores convencionais a combustão, e já dispomos de novos produtos desenvolvidos para as novas motorizações elétricas e híbridas”, revela.
O executivo complementa ainda que a intenção é ampliar o portfólio de produtos produzidos localmente, fortalecer as parcerias com clientes e diversificar ainda mais a operação. “Buscamos ser referência de excelência na América do Sul, oferecendo um relacionamento de confiança com clientes e parceiros, com foco em um crescimento sustentável e lucrativo.”
A parceria com a AHK Paraná traz vantagens competitivas para a Witzenmann. “Como o grupo conta com 23 filiais presentes em 18 nações, temos a vantagem competitiva desta ampla rede de contatos para a realização de negócios. Contamos com o apoio da AHK, que atua como facilitadora e contribui ativamente para a busca de parcerias. Os eventos realizados com foco em empresas de pequeno e médio porte, as chamadas Mittelstand, são importantes para colocar companhias de menor visibilidade no radar das oportunidades”, argumenta.
Gilson reforça ainda que o sucesso da jornada da Witzenmann está amparado em valores como espírito de equipe, comprometimento, empenho, resiliência, honestidade e seriedade. “Em nome da Witzenmann do Brasil, agradeço a todos pela dedicação e contribuição ao longo desses anos.”