Publicidade

Lifestyle Esportes
21 de maio de 2014

Alemanha envia policiais para Copa do Mundo

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.


Em junho, mais de 200 policiais estrangeiros desembarcam no Brasil para reforçar a segurança das cidades-sede e auxiliar torcedores de outros países durante a Copa do Mundo.  Os policiais estrangeiros – que estarão fardados com uniformes dos seus países de origem – vão acompanhar o deslocamento de atletas e técnicos e, também, auxiliar no contato com torcedores.


Parte dos policiais estrangeiros deverá ficar dentro e nas proximidades dos estádios, e a outra em três centros integrados de comando e controle, de inteligência e antiterrorismo localizados em Brasília e no Rio de Janeiro. Desses locais, os estrangeiros poderão checar os antecedentes criminais de torcedores e turistas nos bancos de dados de seus países de procedência.


De acordo com o Ministério da Justiça, cada país cuja seleção foi classificada para a Copa poderá enviar sete membros de suas forças de segurança para o evento. Os policiais estrangeiros – que vão atuar em conjunto com policiais federais brasileiros que falem inglês – terão a função auxiliar e não vão ter poder de polícia nem portar qualquer armamento.


A participação de forças de segurança estrangeiras é comum em megaeventos internacionais e já foi colocada em prática, por exemplo, na Eurocopa realizada na Polônia e Ucrânia (2012); e nos Mundiais da África do Sul (2010) e da Alemanha (2006). De acordo com o Ministério do Interior alemão (BMI), mais de 570 policiais de 13 países europeus participaram da ação de segurança e deram “dicas decisivas” sobre os torcedores de seus países à polícia alemã durante o Mundial de 2006.


O BMI informou que os policiais que serão enviados ao Brasil são especialmente treinados e têm experiência com hooligans e outros possíveis torcedores violentos que atuam na Alemanha. Além disso, eles pretendem dividir suas experiências e conhecimentos com os colegas brasileiros. 


Com informações da DW

CC/Flickr/Steven de Polo
CC/Flickr/Steven de Polo

Compartilhe:

Artigos relacionados