Publicidade

Sustentabilidade
27 de julho de 2010

Alimentos orgânicos ganham espaço

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Em 2008, cerca de 154 países cultivavam um total de 35 milhões de hectares de alimentos orgânicos, movimentando US$ 50 bilhões, revela um relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica – FiBL (Forschungsinstitut für biologischen Landbau) em parceria com a Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica – IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements).


De acordo com a pesquisa, o país que mais produz esse tipo de alimento é a Austrália, com 12 milhões de hectares, seguida pela Argentina (4 milhões de hectares) e pela China (1,9 milhão de hectares). No entanto, a maior parte desses produtos tem como destino a América do Norte e a Europa.


Mercado


A crescente preocupação com doenças como diabetes e hipertensão, o envelhecimento da população e o consequente aumento da demanda por produtos para a saúde são apontados como os principais fatores que contribuem para que a Alemanha seja o maior mercado para os orgânicos na Europa.


O segmento, que movimentou € 5,8 bilhões em 2009 no país, já representa 6,5% das vendas totais de alimentos no mercado interno, de acordo com um relatório da agência Germany Trade & Invest. Há dez anos havia cerca de 50 supermercados especializados em alimentos orgânicos na Alemanha, hoje eles já são mais de 500. Prova de que o setor tem conquistado cada vez mais espaço no mercado.


No Brasil, a produção de alimentos orgânicos representava, em 2006, aproximadamente 1,8% do total de alimentos cultivados, de acordo com o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE. Aproximadamente 60% deste total eram exportados, principalmente para o Japão, Estados Unidos e União Europeia, destacando-se produtos como soja, açúcar e arroz.

SXC
SXC

Compartilhe:

Artigos relacionados