Publicidade

Premiação Educação
25 de julho de 2025

Aluna da UTFPR vence a Maratona Feminina de Programação da América Latina

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação/
Foto: Divulgação/UTFPR

Nos dias 5 e 6 de julho, a estudante Thais de Carvalho, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), venceu a Maratona Feminina de Programação da América Latina. Ao todo, o torneio reuniu em Campinas 130 competidoras de instituições de ensino do Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Peru e Uruguai.

A aluna, que escolheu o curso de Engenharia de Computação do Campus Curitiba por se interessar por programação desde o Ensino Médio, foi a primeira colocada geral do evento. Na Maratona, ela precisou resolver diferentes problemas de programação em poucas horas. Os desafios testaram o raciocínio lógico e as habilidades em diferentes linguagens. “Participar de maratonas de programação é algo que me ajuda muito como programadora a treinar minhas habilidades de resolução de problemas e até lidar com a ansiedade sob momentos de pressão”, relatou Thais.

A discente fez uma preparação específica para esse tipo de competição, por meio de atividades que vão além da sala de aula. A principal foi a participação no Clube de Programação, que é um projeto de extensão que visa o aprendizado, o aprimoramento de habilidades e a troca de experiências na área.  Após três anos de treinamento, ela conquistou o título. “Estava competindo com diversas programadoras muito boas e com mais experiência do que eu. Eu estava torcendo por uma medalha, mas não imaginava que seria a campeã”, declarou a aluna da UTFPR .

Realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Maratona Feminina de Programação busca incentivar e ampliar a presença de mulheres e pessoas não-binárias na área de computação em toda a América Latina. Além de promover a competição, o evento prevê palestras, workshops e mentoria para as participantes.

Compartilhe:

Artigos relacionados