Publicidade

Formação Destaque Educação
17 de junho de 2021

Alunos do Colégio Humboldt debatem sobre como enfrentar futuras pandemias nos moldes da ONU

Por Julia Batagliotti

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação Colégio Humboldt

Entre os dias 9 e 11 de junho, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), realizou o Humunited 2021 – simulação de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) organizada pelos alunos do Ensino Médio e Abitur do Colégio. Este ano o evento ocorreu em formato virtual via plataforma Google Meet e contou com a participação de 12 escolas convidadas, de diferentes lugares do Brasil e do mundo. Foram nove conselhos tratando de temas que variavam desde os refugiados da Guerra do Vietnã até o planejamento de estratégias para futuras pandemias. No dia 11, uma live transmitida no canal do YouTube da instituição (Colégio Humboldt – Die Deutsche Schule in São Paulo) encerrou o encontro.

“Com a experiência fora das tradicionais aulas expositivas, os alunos passam a entender outras realidades e a conhecer outras culturas, em debates que são para encontrar soluções coletivas. A maturidade envolvida nas discussões são resultados das habilidades desenvolvidas, como oratórias e as estratégias de debate, trabalho em grupo, cooperação, respeito e empatia”, disse Carolina Bello, professora de Geografia e Geopolítica e Relações Internacionais do Colégio Humboldt.

As simulações da ONU e, por consequência, o Humunited, são oportunidades inestimáveis para os alunos. A visão geopolítica e a aprendizagem de relações internacionais são trabalhadas em um ambiente afastado da sala de aula; as práticas parlamentares também são desenvolvidas.

Com duração de três dias, o evento ocorre uma vez por ano, no primeiro semestre. O Model United Nations (MUN) é realizado no Colégio Humboldt desde 2015, e durante a conferência, alunos assumem o papel de diplomatas que representam países, discutem em diferentes comitês temas pertinentes à sociedade atual e desenvolvem soluções plausíveis para problemas internacionais abordados em cada conselho. Dessa forma, eles exercitam seus conhecimentos da língua inglesa e desenvolvem o pensamento crítico e a liderança, que são os principais objetivos pedagógicos do Humunited. A participação de todos os envolvidos é opcional e todos recebem certificado, desde que tenham um mínimo de 75% de presença.

Compartilhe:

Artigos relacionados