Publicidade

Lifestyle Turismo
25 de novembro de 2011

Apesar de crise, turismo cresce na Alemanha

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Enquanto os países da zona do euro passam por uma crise econômica, com altos níveis de desemprego – na Espanha é de 22% e na Grécia, 13,2% – a Alemanha passa por um momento de estabilidade econômica e continua registrando aumento no número de visitantes do mundo todo.

De janeiro a setembro de 2011, o número de pernoites de estrangeiros cresceu 6% em relação ao ano anterior, representando um aumento de 49,8 milhões de estadias.

Somente durante o mês de setembro, o país obteve os melhores resultados turísticos desde o início da elaboração de estatísticas de pernoites após a reunificação, em 1990. No mês, o crescimento de pessoas de outras regiões que ficaram mais de um dia no país foi de 2% em relação ao mesmo mês de 2010, 6,3 milhões de estadas a mais.

Para o Ministério Alemão da Economia e Tecnologia, os números confirmam o sucesso turístico da Alemanha entre os europeus e estrangeiros em geral. “Em tempos marcados por crise, a Alemanha pode encantar pessoas de todo o mundo com sua diversidade cultural, sua relação custo-benefício atrativa, sua alta qualidade de serviços, infraestrutura e atributos como segurança”, afirma Ernst Burgbacher, secretário de Estado do Ministério Alemão da Economia e Tecnologia e Encarregado para Assuntos Interiores e do Turismo.

Neste cenário de otimismo, o Brasil é um dos países que mais estão impulsionando o turismo na Alemanha desde o ano passado, quando houve um recorde de estadias de mais de 482 mil pessoas provenientes do País, um aumento de 42% em relação a 2009.

 Ainda, conforme um levantamento realizado pelo Centro de Turismo Alemão (DZT), de janeiro a agosto deste ano mais de 384 mil visitantes brasileiros pernoitaram em território alemão.

Os maiores atrativos para os visitantes brasileiros são feiras, negócios e a diversidade turística cultural.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo (UNWTO), é estimado que as visitas aos países europeus cresçam em média 2,3% ao ano, chegando a 744 milhões em 2030.

 

Creative Commons/Jorbasa
Creative Commons/Jorbasa

Compartilhe:

Artigos relacionados