Nenhuma imagem disponível na galeria.

Estão abertas as inscrições para a turma 2026 do Projeto Pescar, um curso multidisciplinar de capacitação automotiva realizado em parceria com as empresas Audi do Brasil e Porsche do Brasil.
O programa é voltado a alunos da rede pública da cidade de São Paulo, e as aulas são realizadas na unidade Santo Amaro da Universidade São Judas, além de haver atividades realizadas nos escritórios das empresas parceiras. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de dezembro.
O conteúdo do curso é ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por funcionários voluntários das marcas. O programa inclui disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, passando por conteúdos técnicos como Mecânica, Comunicação Empresarial, Atendimento ao Cliente, além de abordar questões contemporâneas e sociais, como Gestão de Tempo e Aprendizagem Autônoma.
Sascha Sauer, CEO e Presidente da Audi do Brasil, destaca a importância do projeto. “Ano após ano, estamos vivenciando uma transformação na vida desses jovens, que muitas vezes não têm o acompanhamento pedagógico adequado para vislumbrarem um futuro profissional promissor. Abrir novos horizontes aos estudantes nos enche de orgulho e nos mostra que, com dedicação e comprometimento, não há barreiras para os nossos sonhos”, afirmou.
“Porsche é uma marca para aqueles que buscam realizar sonhos. Por isso, acreditamos que a educação de qualidade tem papel transformacional na vida das pessoas”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.
O curso tem duração de 960 horas, incluindo 160 horas de Mecânica Veicular. Estão aptos a participar jovens com idade de 16 a 19 anos, com escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em andamento ou Ensino Médio em andamento ou completo. Para pessoas com deficiência, não há limitação de idade e escolaridade. O curso oferece gratuitamente alimentação, transporte e uniforme. O cronograma conta ainda com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.
“Participar do Projeto Pescar foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Hoje, vejo o quanto o projeto foi essencial para eu chegar até aqui. Ele me deu base, confiança e visão de futuro”, conta Letícia Xavier, colaboradora da Porsche do Brasil.
Yasmin Aguiar, que trabalha na Audi do Brasil, também vê o projeto como um divisor de águas na sua vida. “Ele me proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e aprender com cada uma delas, adquirindo novos conhecimentos que contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional”.
Reformulado durante a pandemia, o projeto criou também mecanismos para fomentar a equidade de gênero, de modo a incluir mais mulheres no universo automotivo, historicamente ocupado majoritariamente por homens. Iniciado em 2017, o Projeto Pescar já capacitou mais de 100 alunos gratuitamente.
