Publicidade

Inovação Colaboração
17 de agosto de 2017

BMW estabelece parcerias para desenvolver plataformas de condução autônoma

Por Stephanie M. Viehmann

Nenhuma imagem disponível na galeria.

driver CC Pixabay UnsplashO Grupo BMW, Intel e Mobileye anunciaram no dia 16 de agosto a assinatura de um memorando de entendimento com a intenção que a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) se tornará a primeira montadora a se juntar ao grupo para desenvolver uma plataforma líder de condução autônoma, em nível global.

Esta parceria de desenvolvimento pretende alavancar os pontos fortes, capacidades e recursos de cada empresa para melhorar a plataforma de tecnologia, aumentar a eficiência de desenvolvimento e reduzir o tempo de lançamento para o mercado. Engenheiros trabalharão em conjunto na Alemanha e em outros locais, a fim de facilitar este processo. A FCA contribuirá para a engenharia, recursos técnicos e conhecimentos, bem como o significativo volume de vendas, alcance geográfico e uma longa experiência na América do Norte.

“Para alcançar avanços na tecnologia de condução autônoma, é vital formar parcerias entre fabricantes de automóveis e que fornecem a tecnologia”, disse o CEO da FCA, Sergio Marchionne. “Integrarmos esta cooperação permitirá à empresa se beneficiar diretamente de sinergias e economias de escala que são possíveis quando há união com uma visão e um objetivo comum”.

Em julho de 2016, o Grupo BMW, Intel e Mobileye anunciaram que uniram forças para tornar os veículos autônomos uma realidade, contribuindo para o desenvolvimento de soluções de condução altamente automatizadas (Nível 3) e condução totalmente automatizada (Nível 4/5) para a produção em 2021. Desde então, eles têm trabalhado na concepção e desenvolvimento de uma arquitetura que pode ser usado por vários fabricantes de automóveis em todo o mundo, mantendo as identidades de marca de cada empresa.

Esta cooperação continua a um ritmo constante, com o objetivo de implantar nas ruas 40 veículos de teste autônomos até o final de 2017. Também espera se beneficiar a partir dos dados e da aprendizagem obtidos como resultado da frota de 100 veículos de teste de nível 4 anunciada recentemente pela Mobileye, uma empresa do grupo Intel, demonstrando o benefício de escala dessa abordagem colaborativa.

“Os dois fatores fundamentais para o êxito da cooperação são a excelência sem compromisso no processo de desenvolvimento e no alcance da nossa plataforma de condução autônoma”, disse Harald Krüger, presidente da BMW AG. “Com a FCA como nosso novo parceiro, fortalecemos nosso caminho para criar, com êxito, a solução mais relevante e avançada de Nível 3 a 5 como resultado da colaboração global entre as montadoras”.

“A combinação de conhecimento e de mapeamento, fusão de sensores e soluções políticas de condução, oferece segurança e versatilidade em um pacote de baixo custo que se estenderá através de todas as geografias e configurações de estradas”, disse o professro Amnon Shashua, diretor executivo e diretor de Tecnologia da Mobileye.

Foto: CC/Pixabay/Unsplash

Compartilhe:

Artigos relacionados