Nenhuma imagem disponível na galeria.

Com o intuito de reconhecer projetos de impacto positivo e duradouro, visando o compartilhamento de boas práticas na busca por um futuro sustentável, a Câmara Brasil Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), signatária do Pacto Global da ONU desde 2008, criou em 2024 o Prêmio da Indústria Alemã. A premiação busca ações e iniciativas que reafirmem o compromisso com questões Ambientais, Sociais e de Governança, atingindo os três pilares de ESG.
A 2ª edição do reconhecimento, que teve sua cerimônia de premiação realizada no dia 03 de dezembro, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, recebeu inscrições de projetos desenvolvidos dentro dos últimos 12 meses por empresas associadas à AHK São Paulo, inscritos dentro de duas categorias: Empresas de Pequeno e Médio Porte, que também recebeu participantes do programa PMEs Go Green, e Empresas de Grande Porte.
“É uma grande alegria recebê-los neste espaço tão inspirador, a Pinacoteca. Um lugar de memória, de futuro e, acima de tudo, de criatividade – três qualidades que definiram 2025 para todos nós. Vivemos um ano de muita incerteza geopolítica, cadeias de valor em movimento e regras do comércio internacional que mudam mais rápido do que gostaríamos. A boa notícia é: em meio a tudo isso, nossa Câmara não ficou na defensiva”, afirmou Alexander Seitz, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Chairman Executivo da Volkswagen para a Região América do Sul, em seu discurso de abertura. “O próximo capítulo já está à nossa frente: em 2026, a Câmara Brasil-Alemanha em São Paulo completa 110 anos. Poucas instituições no Brasil podem falar em mais de um século de presença contínua, sempre se reinventando, sem perder a sua essência. Se conseguimos entregar tudo isso em um ano tão desafiador quanto 2025, imaginem o que podemos construir juntos nos próximos anos.”
Dentre os finalistas ficaram BÖLLHOFF SERVICE CENTER LTDA., Sarstedt Ltda, VerdeSaber, na categoria Empresas de Pequeno ou Médio Porte e Boehringer Ingelheim, thyssenkrupp e Volkswagen Caminhões e Ônibus na categoria Empresas de Grande Porte.
Todos os projetos finalistas contemplavam ao menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e foram avaliados por uma banca composta por um representante da AHK São Paulo e especialistas convidados.
Além das categorias que avaliam projetos de empresas, uma novidade da 2ª edição da premiação foi a criação da categoria Personalidade, que destaca nomes do ecossistema Brasil-Alemanha que tenham contribuído para o incremento da relação entre os dois países. Como um Life Award, ela valoriza contribuições consistentes ao longo da carreira, considerando impacto, legado e atuação de longo prazo.
Conheça os vencedores:
Personalidade: Maitê Leite
Com uma carreira de mais de três décadas no mercado financeiro, Maite Leite, tem longa bagagem em um setor ainda dominado pela presença masculina. Maite Leite iniciou a carreira como estagiária no Citi, onde trabalhou por cerca de dez anos. No ABN Real, conheceu o valor da liderança para sua formação e de outros líderes e compreendeu a importância de propósito e legado.
No Deutsche Bank, onde se tornou a primeira CEO mulher do banco, o desafio era a complexidade em uma organização muito sofisticada. Neste período, Leite se engajou fortemente nas atividades da Câmara Brasil-Alemanha, sendo a primeira mulher a integrar o grupo da Presidência da instituição.
Sua contribuição nas áreas de educação e formação profissional, especialmente no ensino alemão dual, foi significativa para impulsionar o engajamento de companhias na formação de jovens. Leite também jogou luz sobre a importância da diversidade e inclusão no ambiente corporativo liderando essa temática na instituição e reforçando cases de sucesso de empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha para o então Ministro de Cooperação e Desenvolvimento Sustentável da Alemanha, Dr. Gerd Müller.
Já no Santander, Maite Leite atuou como uma líder multidisciplinar, conciliando o trabalho em áreas diversas, como marketing, comunicação, experiências, macroeconomia, cultura, sustentabilidade e relações governamentais.
Atualmente atua como Diretora no Instituto Reciclar, que há mais de 30 anos é referência no desenvolvimento de programas de treinamento profissional para jovens em situação de vulnerabilidade e na formação de educadores.
Categoria Empresas de Pequeno ou Médio Porte: Sarstedt Ltda
A Sarstedt Ltda recebeu destaque com o projeto Caixa Mágica, desenvolvido em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. A Caixa Mágica busca a reciclagem de hastes do sistema de coleta de sangue, promovendo a economia circular. O material hospitalar, antes descartado, agora é transformado em matéria-prima para a produção de sacolas, copos e outros itens.
Além do impacto ambiental, ao evitar a emissão de mais de 2.700 kg de CO2, o projeto também reduz custos e riscos que o descarte de materiais biológicos pode trazer. A reciclagem é realizada por empresas homologadas e parceiras.
Com o material, mais de 1.8 milhão de hastes podem ser recicladas anualmente e 10 hospitais já se juntaram ao programa, beneficiando comunidades locais com os produtos finais e destinando verbas a atendimento social.
Saiba mais sobre o projeto no site oficial da empresa.
Categoria Empresas de Grande Porte: Boehringer Ingelheim
O Projeto Saúde Integrada, da Boehringer Ingelheim,em parceria com a Prefeitura de Paulínia, tem como objetivo combater doenças responsáveis por mais de 400 mil mortes no país, como o acidente vascular cerebral (AVC), infartos e doenças respiratórias.
O Projeto foca em três iniciativas: a Angels, que realiza a capacitação de profissionais a fim de acelerar diagnósticos e tratamentos para diminuir sequelas; a AbraçAR, que trabalha na prevenção e manejo de doenças cardiorespiratórias para diminuir internações e a Sprint, que busca diminuir o tempo entre os sintomas e a intervenção médica com ações pré-hospitalares.
Com seis áreas de impacto, o Saúde Integrada busca expandir o acesso à saúde e pode impactar até 50 milhões de pessoas em comunidades desassistidas. Saiba mais sobre o projeto no site oficial da empresa.
