Nenhuma imagem disponível na galeria.

O Grupo Bosch, líder global de tecnologia e serviços, lançou o Desafio de Startups “CarbonCapture”, projetado para promover soluções de negócios inovadores que possibilitem a economia circular do carbono. Startups em estágio inicial com ideias para um futuro sustentável e conectadas com os princípios e valores da Bosch podem se inscrever através desse link até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Essa é uma ação da Bosch Business Innovations, unidade de negócios da empresa para desenvolvimento de soluções inovadoras e digitais, com o objetivo de gerar novas ideias sobre os maiores desafios da atualidade: as mudanças climáticas e a redução das emissões de gases de efeito estufa. O programa de validação prevê três etapas, que devem ocorrer até 25 de junho de 2025 e de maneira majoritariamente remota.
O propósito dessa iniciativa é colaborar com startups em estágio inicial (‘pré-seed’ – primeiro aporte de recursos – ou ‘seed stage’ – validação do modelo de negócio) com soluções criativas nas áreas de Captura Direta de Ar (DAC), Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS) e soluções subsequentes (‘downstream’) ao longo da cadeia de valor do dióxido de carbono, como as contas/comércio de carbono e gestão de certificados.
Entre os principais critérios de seleção estão a dinâmica/ histórico da equipe, potencial da ideia, maturidade do negócio e os requisitos legais para firmar parcerias. As 10 startups selecionadas para o programa receberão recursos de 15 mil euros para validar as ideias ou utilizar como melhor definirem, esse valor é um prêmio e não um investimento por participação no negócio da startup.