Nenhuma imagem disponível na galeria.

Entre os dias 17 e 18 de março, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) recebeu uma delegação liderada pelo Primeiro-Ministro da Baixa Saxônia, Stephan Weil.
Formado por membros parlamentares, representantes da indústria e da imprensa, o grupo cumpriu uma intensa agenda em São Paulo a fim de discutir desafios e oportunidades para empresas alemãs no Brasil, por meio de palestras, visitas empresariais e apresentações de projetos das companhias alemãs associadas à instituição.
A programação da delegação no Brasil teve início no dia 17 de março, com um briefing para os integrantes da delegação. Em seu discurso de boas-vindas, Stephan Weil, reforçou a importância do fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Alemanha e celebrou a realização da delegação como uma importante oportunidade de estabelecimento de novas cooperações.
Martina Hackelberg, Cônsul-Geral da Alemanha, apresentou ao grupo um panorama político, traçando uma breve retrospectiva do cenário político brasileiro. Gloria Rose, Diretora do Germany Trade & Invest (GTAI) Brasil, por sua vez, contribuiu com uma contextualização do cenário econômico mundial. Rose destacou que o crescimento econômico brasileiro superou as previsões pelo 5º ano consecutivo. Neste contexto, setores como energia renovável, digitalização, bioeconomia e indústria 4.0 se mostram estratégicos, especialmente porque o Brasil possui vantagens competitivas como grande mercado consumidor, biodiversidade, clima favorável e abundância de recursos naturais.
Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da Câmara Brasil-Alemanha, complementou a discussão trazendo aos participantes uma perspectiva sobre as múltiplas oportunidades para as empresas alemãs. “Enquanto o investimento global segue cauteloso, o Brasil se destaca como um mercado promissor. Com um crescimento econômico acima da média global e um ambiente favorável para negócios, o país oferece oportunidades estratégicas para empresas alemãs”, afirmou, adicionando: “A Alemanha segue como um dos principais parceiros comerciais do Brasil, com um fluxo de comércio robusto e crescente. A diversificação das exportações brasileiras e o avanço da indústria da transformação reforçam essa relação estratégica.”
A visita ao projeto social da Volkswagen Group Foundation na Associação Padre Leo Commissari foi o próximo passo da agenda, onde foram apresentados à delegação os projetos sociais do grupo, além da possibilidade de interação com graduados dos programas “Autonomy” e “Sewing the Future”.
Também fez parte da programação uma visita à planta da GROB, onde o grupo foi recebido pelo CEO da empresa no Brasil, Michael Bauer, para conhecer de perto as iniciativas com foco em eletromobilidade e sustentabilidade da empresa.
Durante a noite, a convite da Cônsul-Geral Hackelberg, o grupo se juntou a cerca de 100 convidados em uma recepção na residência consular, para um coquetel de networking. Além do Primeiro-Ministro Weil, Dr. Köckler, CEO da Deutsche Messe AG e Paulo Alvarenga, o então Presidente da AHK São Paulo, discursaram aos convidados.
O último dia da delegção no País foi marcado pela visita à fábrica da Continental, em Guarulhos. Com o tema da mobilidade e perspectivas do futuro no ramo, o Gerente de Fábrica Júlio Finatelli e o Diretor de Negócios Ricardo Rodrigues realizaram uma palestra sobre eficiência e sustentabilidade.
Nenhuma imagem disponível na galeria.




Foto: AHK São Paulo