Publicidade

Últimas Notícias Acontece Câmara Destaque Eventos Sustentabilidade
27 de março de 2025

Câmara Brasil-Alemanha recebe ex-Presidente do Banco dos BRICS, Professor Marcos Troyjo

Por Redação Brasil-Alemanha News

Foto: Ruy Hizatugu

Nesta quinta-feira (27), a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) recebeu o Professor Marcos Troyjo, Membro do Conselho do Futuro Global do Fórum Econômico Mundial e Ex-Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco dos BRICS).

Na palestra, que reuniu cerca de 70 executivos associados à AHK São Paulo, Troyjo apresentou uma reflexão para o futuro do Brasil, principalmente em torno de temas relacionados a economias emergentes, megatendências e o próximo ciclo da globalização.

Responsável pela abertura do evento, Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da AHK São Paulo, compartilhou um pouco do currículo do palestrante. “Marcos Troyjo é um dos brasileiros mais influentes do mundo. É voz de destaque em estratégias de como o Brasil pode utilizar as vantagens comparativas em mineração, energia, agricultura e economia verde para construir um futuro intensivo em tecnologia”, relembrou.

Em uma minuciosa análise do atual cenário geopolítico, Troyjo compartilhou com os participantes uma visão sobre os desdobramentos das novas políticas impostas pelo Governo Trump, o espaço que a China tem ocupado no mercado mundial, e como o Brasil pode se posicionar nessa janela global de oportunidade.

Dentro do contexto de crescimento populacional localizado em países emergentes, Troyjo vê como tendência investimentos massivos em segurança alimentar, gestão de recursos hídricos e projetos de sustentabilidade, visando a economia verde e descarbonização.

Com isso, o deslocamento do eixo global de crescimento econômico para esses países com grande volume de crescimento populacional é visto como oportunidade para o Brasil, especialmente no adensamento das relações comerciais entre empresas brasileiras e alemãs.

“O mundo está propício para o Brasil. O Brasil tem vantagens comparativas tradicionais muito propícias para a atração de investimentos estrangeiros”, afirmou.

Sobre a urgência do avanço do Acordo entre a União Europeia e o Mercosul, Troyjo foi enfático: “Não tem coisa mais importante para o Brasil e para a Europa do que se abraçarem. É uma relação de complementariedade total.”

 

Foto: Ruy Hizatugu

Compartilhe:

Artigos relacionados