Nenhuma imagem disponível na galeria.

A Mercedes-Benz do Brasil conta com novos parceiros para a campanha “Coletivo de Respeito”, iniciativa que busca sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos, especialmente nos ônibus. Empresas operadoras da Região Metropolitana de São Paulo, de Londrina (PR) e de Águas Lindas de Goiás (GO) passam a participar desta ação que facilita denúncias e visa proteção contra assédio e importunação sexual em transportes coletivos.
Na Grande São Paulo, a adesão vem da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), órgão do Estado, e da BR7 Mobilidade, viação que atende ao município de São Bernardo do Campo. Juntos, operam mais de 5 mil ônibus, transportando cerca de 1,9 milhão de passageiros por dia. A EMTU é a gestora das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba/Litoral Norte.
Outro novo parceiro paulista é a empresa MobiBrasil, operadora da cidade de São Paulo. Com frota de aproximadamente 600 veículos, ela transporta 310 mil passageiros por dia, atuando na Zona Sul da capital, em linhas municipais da SPTrans.
Na campanha Coletivo de Respeito, o acolhimento e a proteção às vítimas são feitos por meio do trabalho desenvolvido pelo Projeto “Justiceiras”, organização que atua no combate à violência contra a mulher. O primeiro contato para denúncia ou busca por apoio é feito por meio de um cana
l exclusivo e criado especialmente para casos de importunação sexual de mulheres nos transportes coletivos. Toda a gestão do canal de denúncia e dos acolhimentos é realizada por voluntárias do projeto, que presta atendimento multidisciplinar online nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial.
Desde 2020, as “Justiceiras” já atenderam mais de 18.000 vítimas, contando para isso com 16.000 mulheres voluntárias cadastradas.
“Esse projeto é fruto de uma iniciativa de colaboradores da nossa Empresa, que encontraram nas Justiceiras uma parceira ideal para o propósito de proteção às mulheres nos transportes coletivos”, destacou Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Aqui na Mercedes-Benz, contamos com um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse time gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar demandas do dia a dia. É o que ocorre com o Coletivo de Respeito. A ideia surgiu ao mapearmos algumas dores da sociedade e o assédio no transporte público é uma delas”.
De acordo com o executivo, o objetivo do grupo multifuncional é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável. “Queremos ajudar a resolver problemas da sociedade por meio da força da marca Mercedes-Benz, em total alinhamento com a sustentabilidade e os princípios ESG da nossa Companhia”, disse Walter Barbosa.
A equipe de voluntários na Mercedes-Benz do Brasil é formada por 22 líderes de todas as diretorias da Empresa, dos quais seis são responsáveis pelas ações do Coletivo de Respeito. “Nós entendemos que ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus e consequentemente do nosso negócio, mas principalmente visamos a redução dos índices de assédio no transporte coletivo”, ressaltou Walter Barbosa. “Esse comprometimento está totalmente alinhado ao posicionamento da nossa unidade de ônibus: Pensando no coletivo. Pensando no futuro!”.
O Coletivo de Respeito conta com uma grande contribuição financeira da DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe da Alemanha, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, a DEG destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) também prestou apoio com processo de condução e aprovação do projeto, bem como à interface e governança do tema externamente junto a autoridades governamentais e outras empresas.
A campanha Coletivo de Respeito fortalece o compromisso da Mercedes-Benz do Brasil em dar, cada vez mais, voz às mulheres no transporte. A Empresa já lidera o Movimento A Voz Delas, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. Essa iniciativa teve início em 2019 com o segmento de caminhões e foi ampliada em 2023 com o envolvimento de mulheres que atuam no setor de ônibus.