Publicidade

Destaque Empresas
5 de setembro de 2025

ClearSale otimiza 52% no tempo de execução do faturamento em parceria com a SAP

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação/Pexels

A ClearSale, referência em tecnologia antifraude e análise de dados, divulgou uma parceria com a SAP, com foco em sua transformação digital. Desde o início do projeto CLARA (ClearSale Lean & Restructure Automation), a companhia já alcançou importantes ganhos operacionais: otimização de 52% no tempo de execução do faturamento, redução de 60% nos chamados por falhas cadastrais versus faturamento, além de ganho de 30 dias na visibilidade para análise de erros sistêmicos e cadastrais, permitindo atuação proativa desde o primeiro dia útil do mês.

A transformação começou em 2022 com a implementação do SAP S/4HANA – sistema de Planeamento de Recursos Empresariais (ERP) inteligente e de nova geração – e, desde então, evoluiu para uma operação mais estratégica, analítica e automatizada. Em 2024, a ClearSale iniciou o projeto CLARA com a solução SAP BRIM (Billing and Revenue Innovation Management) para modernizar e automatizar seu processo de faturamento. O projeto também gerou impacto direto no desempenho da equipe, com automatização que liberou 70% da capacidade do time de contratos e otimização de 44% no tempo de apuração do CBK (Chargeback).

“O projeto CLARA foi uma oportunidade para revisitar e otimizar nossos modelos de cálculo e customizações acumuladas ao longo de 20 anos, promovendo maior aderência às melhores práticas de mercado,” afirma Elisson Gandolfo, head de Sistemas da ClearSale. “A possibilidade de ter uma prévia do faturamento e analisar o comportamento dos clientes nos permite agir rapidamente diante de desvios, antecipar tendências e gerar previsões mais precisas.”

Com o SAP S/4HANA consolidado desde 2022 e o SAP Analytics Cloud (SAC) complementando as capacidades analíticas, a ClearSale deu início ao projeto CLARA em fevereiro de 2024. A primeira onda de go-live ocorreu em outubro do mesmo ano — estrategicamente antes da Black Friday — demonstrando confiança no novo sistema mesmo em um dos períodos de maior volume transacional da empresa. Em março de 2025, uma segunda onda foi realizada, e a empresa segue com o rollout gradual de clientes e produtos, com a meta de migrar 100% do faturamento para o SAP BRIM até dezembro de 2025.

A integração entre outras soluções da companhia e o SAP BRIM, por meio de APIs padrão, também trouxe ganhos importantes. O cadastro manual de contratos foi substituído por um fluxo automatizado com validação de governança, o que reduziu riscos e elevou a qualidade dos dados transacionais e analíticos.

“A parceria com a ClearSale demonstra como inovação tecnológica aliada a uma arquitetura corporativa bem pensada pode desbloquear novos patamares de eficiência e governança”, destaca Pietro Di Micio, vice-presidente de Corporate & PD da SAP Brasil. “Projetos como o CLARA mostram que transformação digital é mais do que tecnologia — é cultura, estratégia e execução disciplinada.”

Com mais de duas décadas de atuação e recém-adquirida ao grupo Serasa, a empresa segue investindo em modernização de sua arquitetura corporativa. Após o sucesso do SAP BRIM, os próximos passos incluem projetos de upgrade de versão, arquivamento de dados e a adoção de soluções como SAP Signavio, voltadas à melhoria contínua de processos.

Compartilhe:

Artigos relacionados