A 3ª São Paulo Oktoberfest estreou sua terceira edição para o público paulistano e de todo o país no Jockey Club de São Paulo, na última sexta-feira (20), em cerimônia oficial de abertura marcada pelo estouro do barril – tradição da abertura da festa mundialmente – pelo prefeito Bruno Covas, que cumpriu o ritual bávaro para abertura do evento. Neste ano, a versão paulistana ocorre simultaneamente ao festival de Munique.
Com execução dos hinos nacionais do Brasil e da Alemanha cantados pela Big Band da Escola da Comunidade do Colégio Visconde de Porto Seguro, estiveram presentes à cerimônia autoridades federais, estaduais e municipais, como a do senador Major Olímpio e dos secretários de turismos Orlando Silva (municipal) e Vinicius Lummertz (estadual), entre outras, além de representantes de empresas apoiadoras e patrocinadoras.
O festival, que vai até dia 6 de outubro e estima receber 100 mil pessoas durante 11 dias, já superou as expectativas no primeiro final de semana e o frio parece que não atrapalhou. Os números registram aumento de mais de 30% em relação à edição de 2018: nos dias 20, 21, 22 de setembro foram 22 mil visitantes (3 mil crianças com menos de 12 anos), consumo de 46 mil litros de bebidas, 8,5 toneladas de alimentos, 8 toneladas de doações, 36 horas de música e atrações culturais e 16 mil pessoas chegando ao evento por transporte público ou aplicativos, além de 100 alunos universitários participando da festa como voluntários.
“Em seus primeiros dias, o evento demostra força para se tornar um dos principais acontecimentos de grande escala no Jockey Clube de São Paulo, aproximando os paulistas de um de seus mais belos passeios na Capital”, comenta o fundador da festa em São Paulo, Walter Cavalheiro Filho. Em seu discurso de abertura, Cavalheiro destacou ainda a importância do festival para a cidade e para o Brasil. “É uma festa para a família, para os amigos e principalmente para os jovens que vão curtir e participar desse ambiente com muita alegria”, disse Cavalheiro.
“O futuro do desenvolvimento da cidade de São Paulo está ligado à economia criativa, que envolve os setores da cultura, esporte, turismo, gastronomia e arte e estimula a geração de empregos e renda. A cidade mostra assim, para o Brasil e para o mundo o seu talento e capacidade para a realização de grandes eventos”, afirmou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.
De acordo com Philipp Schiemer, presidente da Câmara Brasil-Alemanha e também presidente da Mercedes-Benz, presente na abertura, a São Paulo Oktoberfest é um convite para que paulistanos e brasileiros de todo o país vivenciem a Alemanha de verdade: uma nação alegre, que celebra a família e que tem seu olhar voltado para o futuro.
3ª SÃO PAULO OKTOBERFEST EM NÚMEROS
Os números da São Paulo Oktoberfest de 2019 são expressivos: com 100% dos ingressos no primeiro final de semana vendidos, o festival deverá gerar cerca de R$ 40 milhões no turismo da cidade e aproximadamente 1.800 empregos diretos e indiretos e ter um fluxo de mais de 100 mil pessoas, com mais de 30 mil visitantes de fora da capital paulista. Com investimentos de mais de 5 milhões em marketing e mídia, a expectativa de crescimento para 2023 é de até 300 mil visitantes.
Apoio e patrocinadores
Com a referência de estabelecer o padrão de qualidade e organização do festival foi a Oktoberfest de Munique – a edição da capital paulista será simultânea aos dias da festa de Munique – o evento tem o apoio renovado de grandes marcas como Mercedes-Benz, Eisenbahn e Aurora Alimentos e trará 10 experiências inéditas de empresas que apoiam o festival e com mais de 40 parceiros expondo seus produtos.
Experiência Gastronômica e Cervejeira
O chef alemão Werner Rotzinger preparou grandes nomes da culinária alemã, com temperos originais alemães e que vai estrear um novo prato da Bavária na Biertend, mas sempre pensando no paladar do brasileiro, que serão destaques no festival. Serão 17 cozinhas e 157 pratos disponíveis.
A exemplo das duas primeiras edições, a gastronomia típica e a experiência cervejeira proporcionada pela Eisenbahn junto com as cervejarias artesanais serão mais uma vez alguns dos grandes destaques da festa.
Mais de 100 horas de programação musical, do pop ao tradicional
Com mais de 100 horas de atrações musicais que acontecem em dois palcos, a intensa e variada programação musical será um dos pontos fortes da terceira edição da 3ª São Paulo Oktoberfest, com a participação de 30 bandas nacionais e típicas. Estão confirmadas as apresentações da Banda IRA! Paralamas do Sucesso, Kiko Zambianchi, Diogo Nogueira, Biquini Cavadão, Blitz, Raimundos, Terra Celta, Armored Dawn, Queen Experience e a dupla Overdriver Duo. Além disso, a grande animação da festa com músicas típicas alemãs será puxada pela Banda Cavalinho, Banda do Caneco, Banda do Barril e o Bando do Fritz. (confira no site www.saopaulooktoberfest.com.br).
Diversão e Casamento
As opções de entretenimento também prometem: serão 15 atrações no Parque de Diversões. E a São Paulo Oktoberfest ainda reserva outras surpresas para os visitantes, como a realização de uma festa de casamento que acontecerá no dia 29 de setembro que resgata a origem do festival de Munique, após mais de 200 anos: a Oktoberfest surgiu em 12 de outubro de 1810 da comemoração do casamento do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen.
Festival Amigo da Educação
A exemplo da festa original de Munique, o envolvimento de instituições educacionais como forma de valorizar o jovem talento é uma das prioridades. Universidades como Anhembi Morumbi, Panamericana Escola de Arte e Design, School of Rock e Instituto Gourmet apoiam o evento.
Responsabilidade Social
Por meio da aquisição do Ingresso Solidário (doação de 1kg de alimentos não perecíveis), a expectativa neste ano é de doar 30 toneladas de alimentos para a Cruz Vermelha.
Turismo
São Paulo é também a maior capital de eventos e de oportunidades da América Latina, com uma variedade cultural, musical, gastronômica e de lazer muito especial. Nesse contexto, a São Paulo Oktoberfest conta com o apoio institucional e operacional da Prefeitura Municipal de São Paulo, que busca a partir deste ano intensificar o fluxo de turismo na capital.
A São Paulo Oktoberfest recebeu em suas duas primeiras edições um público superior a 150 mil pessoas, sendo que quase 20 mil vieram de fora da região metropolitana de SP. Em 2019, com uma programação ainda mais diversificada com a presença de grandes bandas nacionais, ela deverá superar o público da festa do ano passado, que foi de 80 mil visitantes.
Legenda: foto anexada: Vitor Sampaio, Chefe de Gabinete; Luiz Alvaro, Secretário Executivo de Relações Internacionais; Bruno Covas, prefeito de São Paulo; Walter Cavalheiro, presidente da São Paulo Oktoberfest; Maurício Giamellaro, presidente do grupo Heineken no Brasil, Vinícius Lummerts, Secretário de Turismo do Estado; Orlando Faria, Secretário de Turismo da Cidade de São Paulo; Philipp Schiemer, o presidente da Câmara Brasil-Alemanha e da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer.