Inovação aberta na mineração: A cooperação entre empresas e startups no fomento da inovação oferece oportunidades para desenvolvimento de soluções disruptivas

Foto: Shutterstock

A inovação e o crescimento de companhias têm sido impulsionados cada vez mais pela inovação aberta, ou seja, a colaboração entre empresas e startups. À medida que o mercado evolui, as empresas tradicionais buscam formas de aumentarem a sua competitividade e, assim, a cooperação com startups é uma excelente oportunidade para repensarem suas estruturas, processos e cultura, tornando-se mais ágeis, diversas e adaptáveis.

De modo geral, as startups são caracterizadas por sua agilidade, criatividade e disposição para correr riscos, e ao se conectarem e trabalharem em conjunto com elas, as empresas têm a oportunidade de se beneficiar dessas características e alavancar as vantagens competitivas que as startups possuem.

Ao trabalhar em conjunto, as empresas podem adotar práticas inovadoras em seus próprios processos, e a transferência de conhecimento ocorre em ambas as direções, pois as startups também podem se beneficiar da experiência e do conhecimento das empresas, estabelecendo uma relação de aprendizado mútuo.

Outro benefício é que essa colaboração pode abrir portas para novos segmentos de clientes e permitir que as empresas desenvolvam produtos ou serviços inovadores que atendam às demandas desses novos mercados.

No setor de mineração, a cooperação com as miningtechs se mostra igualmente valiosa, permitindo não apenas o acesso a inovações tecnológicas, mas também promovendo impactos positivos em características tão específicas do setor, como eficiência operacional, segurança e mitigação a impactos ambientais.

É importante ressaltar que a cooperação com startups requer uma abordagem estruturada e bem definida. As empresas devem estar dispostas a estabelecer parcerias de longo prazo, bem como fornecer suporte às startups, seja por meio de financiamento, mentoria ou acesso a recursos. Além disso, é fundamental que exista uma cultura de inovação e abertura dentro da empresa para que a colaboração com startups seja efetiva.

Para Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, “auxiliar a promoção da conexão entre startups e empresas é essencial para estabelecer parcerias estratégicas e fortalecer o ecossistema de inovação aberta. Essa colaboração cria um ambiente dinâmico e propício para o crescimento de ambos os lados.”

Com mais de uma década de experiência no desenvolvimento de ferramentas para auxiliar a conexão entre suas empresas associadas e startups, a instituição promove o Speed Dating, ferramenta de matchmaking temático do Startups Connected.

Conheça algumas startups com soluções para o setor:

1. Minery: tem o propósito de conectar compradores e mineradoras, além de garantir que empreendedores adotem práticas sustentáveis na extração de recursos minerais.

2. Fractal Engenharia: está focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de mineração, impulsionando avanços no campo por meio do suporte financeiro da EDP Brasil.

3. Gauss Fleet: oferece soluções logísticas para a indústria de mineração, e já recebeu investimentos significativos da SP Ventures e da Canary, fortalecendo sua posição no mercado.

4. DSafeTech: com ênfase na segurança no trabalho em minas, a DSafeTech desenvolve soluções tecnológicas inovadoras. Desde sua fundação em 2017, a empresa tem recebido investimentos da Finep e do BNDES para impulsionar suas iniciativas.

5. AdamaNT: focada na otimização e digitalização dos processos de mineração, a AdamaNT oferece uma ampla gama de soluções, incluindo hardware, software, sensores e uma rede proprietária. Essas ferramentas permitem o monitoramento em tempo real, análise de dados, identificação de ineficiências e geração de insights valiosos.

6. Geofusion: especializada em inteligência geográfica, a startup auxilia empresas na tomada de decisões estratégicas. Por meio do mapeamento e análise de dados geográficos, a Geofusion fornece insights valiosos sobre mercados, concorrência e público-alvo, permitindo que os clientes otimizem suas operações e maximizem o retorno sobre investimentos.

7. MineXplore: com uma abordagem tecnológica avançada, oferece soluções inovadoras para exploração mineral. Seus serviços de mapeamento e análise geológica combinam expertise em geologia e ciência de dados, ajudando as empresas a identificarem e avaliarem depósitos minerais, além de otimizar processos, reduzir riscos e tomar decisões informadas.

8. SkyDrones: especializada em soluções de drones e tecnologia aérea, a startup oferece serviços e equipamentos para diversas indústrias, incluindo agricultura, inspeções e monitoramento. Sua expertise em voo autônomo, sensoriamento e mapeamento ajuda os clientes a aumentarem a eficiência, reduzirem custos e melhorarem a segurança por meio do uso de drones e tecnologias aéreas avançadas.

9. Polynano: como especialista em nanotecnologia, a Polynano desenvolve soluções avançadas de materiais e revestimentos para o solo. Seus produtos únicos, que enfatizam resistência, durabilidade e funcionalidades específicas, são personalizados para atender às necessidades de diversas indústrias, impulsionando a eficiência, sustentabilidade e competitividade de seus clientes.

10. Fast2 Mine: uma startup especializada em soluções de mineração digital. Sua plataforma avançada oferece serviços que simplificam a gestão para empresas do setor, permitindo uma abordagem mais eficiente para as operações relacionadas à mineração.

11. MiningMath: Focada em soluções de otimização para a indústria de mineração, a MiningMath disponibiliza ferramentas e análises por meio de sua plataforma avançada. Essas soluções visam maximizar a eficiência operacional, reduzir custos e otimizar a extração mineral, oferecendo aos clientes uma vantagem competitiva significativa.

Para saber mais sobre as soluções em inovação aberta que a Câmara Brasil-Alemanha oferece acesse startupsconnected.com.br.