Alunos vivenciam dia a dia de empresas em projeto do Colégio Humboldt

Foto: Divulgação Colégio Humboldt

Imagine uma escola onde os alunos aprendem as disciplinas básicas, como português e matemática, mas também são preparados para o mercado de trabalho vivenciando o dia a dia de uma empresa. Parece uma ideia distante? No Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), isso já é realidade: 69 estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de assumir um posto no mercado de trabalho durante cinco dias, por meio do “Projeto Trabalho”. Essa iniciativa, que existe há 22 anos, permite que os alunos conheçam a estrutura organizacional e hierárquica, os diversos departamentos, os processos de trabalho e a cultura organizacional das empresas no próprio ambiente profissional. O projeto acontecerá de 07 a 11 de outubro e contará com a participação de grandes empresas, como Habib’s, Leschaco, Hamburg SÜD, Commerzbank, Clínica Santa Isabella, Communica Brasil, Boehringer Ingelheim, Hospital Alemão Osvaldo Cruz, entre outras.

Para Valdir Rasche, diretor pedagógico no Colégio, é dever da escola preparar seus estudantes para o futuro. “A escolha da profissão certa e a possibilidade de vivências relacionadas às suas vocações são metas a serem alcançadas. Dar-lhes uma rápida noção de como funciona o dia a dia de uma organização é uma das formas de provocar reflexões sobre as carreiras profissionais, os processos de trabalho e de culturas organizacionais”, afirma.

Durante essa semana profissional, os alunos participarão do cotidiano das empresas como se realmente trabalhassem lá, passando pelos diversos setores da organização e colaborando com os funcionários em suas tarefas diárias, de modo que vivenciem as áreas que mais têm interesse em cursar na universidade. Para aproveitar essa oportunidade, o Colégio realizou uma orientação pedagógica com os alunos ao longo do ano.

Em agosto os estudantes também participaram da FEASP – Feira de Escolas e Empresas Alemãs de São Paulo. Na ocasião, tiveram contato com profissionais, universidades, empresas alemãs e alunos de colégios alemães e para alcançar uma visão mais prática sobre cerca de 50 profissões, assim como entender como o idioma alemão pode ajudá-los em suas carreiras profissionais.