Construindo a imagem da Alemanha via redes sociais – Equilibrando tradição e inovação

Imagem do vídeo da pegadinha de 1º de abril realizada pela instituição
Imagem do vídeo da piadinha de 1º de abril realizada pela instituição

Frio, fechado, mal humorado e com um senso de moda duvidoso, afinal quem usa meias e sandália na praia? Há quem ainda vê o alemão desta maneira. Quebrar estereótipos como este e mostrar a Alemanha atual é um dos grandes desafios da diplomacia pública da Alemanha no país.

Como Consulado, na área de comunicação, temos a missão de moldar a imagem da Alemanha no exterior e nos aproximarmos do povo e da cultura na qual estamos. Essa missão exige sensibilidade e conhecimento, não só sobre o país com o qual estamos lidando, mas também sobre a visão deste país sobre o nosso. No Brasil, mesmo com a enorme imigração alemã aqui presente, encontramos algumas barreiras. A língua difícil, a concepção de que é um país caro e o desconhecimento sobre seus inúmeros atrativos turísticos e oportunidades de estudo e trabalho. Desconstruir estas ideias e informar de maneira clara e realista o que a Alemanha oferece está no centro da nossa missão no país e um caminho rápido e direto para isso está nas redes sociais.

Ao optarmos por incluirmos as redes sociais em nossos meios de contato e interação com os brasileiros, tivemos que aprender como eles usam tais ferramentas e nos adaptarmos. O Brasil tem um jeitinho todo seu na internet. Diferentemente da maioria dos alemães, existe pouca preocupação com os dados pessoais. São também os que mais passam horas nas redes sociais mundialmente – 650 horas por mês – a Alemanha não está nem entre os dez primeiros países1. Aqui é normal misturar trabalho e lazer e são indiscutivelmente os reis dos memes (imagem, vídeos, gifs e/ou relacionados ao humor, que se espalham via Internet).

O nosso desafio foi como uma entidade séria que representa um país e quer muitas vezes passar uma mensagem política, nos comunicarmos do jeito jovem, dinâmico e divertido, crucial para termos um alcance forte em terras tupiniquins. Para isso temos em nosso time de comunicação um misto de alemães que conhecem bem o Brasil e brasileiros que entendem o modo de ser alemão. É esse time que define os temas importantes e atuais e fica de olhos abertos para as novas trends. Tivemos que “entrar no clima” brasileiro: porque não reproduzir aquele meme à moda germânica ou usar uma piadinha de 1º de abril para divulgar a Semana da Língua Alemã?

Começamos com certa insegurança, mas colhemos os frutos destas escolhas um tanto arriscadas para uma entidade tradicional como a nossa. Aos poucos foi aumentando a nossa interação, mais likes, comentários e uma proximidade com o público. Pudemos então mapear o que importa para quem se interessa pela Alemanha aqui e gerar interesse em pessoas que nunca tinham pensado sobre o país. As redes sociais, em especial a nossa página no Facebook, também funciona de maneira essencial para desconstruir estereótipos. Com nossas brincadeiras e informações mostramos a Alemanha de hoje, aberta e conectada ao mundo, longe dos clichês ainda muito fortes no imaginário brasileiro. 

A variedade de temas garantiu que pudéssemos brincar, mas também informar e trazer assuntos relevantes do nosso trabalho para um grande público. Fizemos uma transmissão ao vivo para solucionar dúvidas de cidadania, contamos com a rapidez dos meios online também para temas políticos delicados, como atentados terroristas e falecimentos de personalidades políticas. Entre um post sobre as belezas de Munique ou aquela bolsa de estudos em Bonn, falamos da questão dos refugiados e de projetos apoiados aqui no Brasil, como o da ONG Sou da Paz, com quem temos uma cooperação para o rastreamento de armas.  

Foram definidos temas chaves de interesse e o público que cada rede social visa alcançar. Por exemplo, no Facebook buscamos nos posicionar como o primeiro site a ser visitado por quem deseja informações sobre a Alemanha – uma espécie de guia antes de seguir para temas específicos de outras páginas. Nele apresentamos os parceiros cruciais para cada área: DAAD e DWIH para educação e pesquisa, Câmara de Comércio e Indústria para empresas e negócios, Alemanha País Turístico para informações sobre as cidades e por aí vai. Já no Twitter temos um foco nacional, trabalhando na gestão da conta em conjunto com as outras representações alemãs no Brasil,  buscamos essencialmente a divulgação de notícias e oportunidades. O Instagram veio para mostrar o que acontece no background dos eventos de São Paulo.

Crescemos de maneira constante e firme em todas as redes sociais. Atualmente nossa página de Facebook possui 56 mil seguidores. Ainda somos novos nas redes Instagram, com 1500 e Twitter com 1400 seguidores. Estamos sempre buscando encontrar o ponto de equilíbrio entre o jeito de ser online do alemão e do brasileiro, definindo de maneira firme a nossa personalidade online e, claro, ouvindo sempre os nossos seguidores. Desta maneira, esperamos contribuir para uma imagem inovadora, real e atrativa da Alemanha e longe do “alemão de sandálias e meias”.   

Axel Zeidler é o Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo.

 

Notas:            1.  Pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015” (Digital Future Focus Brazil 2015), divulgada pela consultoria comScore

Foto: Divulgação Consulado Geral da Alemanha