Cooperação Brasil-Alemanha anuncia startups vencedoras de programa de aceleração de hidrogênio verde

Foto: Divulgação Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do programa de inovação iH2brasil acaba de anunciar oito selecionadas para o seu terceiro ciclo de aceleração, dedicado a startups que se destacam no desenvolvimento da energia renovável. A seleção foi realizada por uma banca composta por especialistas renomados do mercado. Entre as empresas selecionadas estão: Delphys Partners S.A, Protium Dynamics, NovoCell Sistemas de Energia S.A, Aquapower, Rio Petróleo, Tecnoagro, Eidee Inova e Pix Force.

O programa é uma iniciativa do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (GIZ Brasil) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e realizado pela Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde – composta pelas Câmaras Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e São Paulo, por iniciativa do projeto H2Brasil.

O processo seletivo incluiu um pitch day, em que as startups tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e soluções inovadoras para um painel de especialistas. Esse momento foi crucial para destacar a relevância dessas empresas no mercado e demonstrar o potencial do hidrogênio verde como uma fonte de energia limpa e sustentável. Com o suporte técnico e regulatório oferecido pelo programa, elas têm a oportunidade de acelerar o desenvolvimento e a comercialização de suas soluções.

Desde sua criação, o programa iH2Brasil tem promovido edições dedicadas a diferentes categorias, como startups, entusiastas e pesquisa & desenvolvimento. O programa contou com três diferentes ciclos de aceleração, com oito startups selecionadas em cada edição, totalizando 24 empresas beneficiadas ao final do processo.

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados pelas startups aceleradas nas primeiras edições e temos grandes expectativas em relação ao 3º ciclo de aceleração do iH2Brasil. As 8 startups selecionadas para a última edição trouxeram ideias incríveis para o fomento do hidrogênio verde no Brasil e estamos ansiosos para acompanhá-las”, disse Bernd dos Santos Mayer, Coordenador do Componente de Inovação em Hidrogênio Verde do H2Brasil (GIZ Brasil).

As empresas selecionadas receberão apoio para impulsionar seus negócios e promover a inovação aberta. Será desenvolvido um projeto-piloto focado na cadeia de Hidrogênio Verde, proporcionando acesso ao mercado e suporte em todas as etapas do desenvolvimento. O objetivo é fortalecer o ecossistema brasileiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, por meio do apoio a soluções que abranjam toda a cadeia produtiva do Hidrogênio Verde.

“Estamos cientes de que o hidrogênio verde é uma das principais apostas globais para alcançarmos uma sociedade sustentável, com um processo de fabricação totalmente verde. Por esse motivo, nosso objetivo é ajudar, por meio dessas 24 empresas selecionadas no programa, a desenvolver uma cadeia ativa em prol do hidrogênio verde, capaz de impulsionar esses projetos no Brasil”, afirma Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

As startups selecionadas recebem uma série de serviços voltados para o desenvolvimento profissional e mercadológico de seus integrantes, com diversos mecanismos e recursos para fortalecer seus negócios.

O programa iH2Brasil reafirma seu compromisso com a vanguarda das ações no mercado de Hidrogênio Verde, colaborando para um futuro sustentável e impulsionando a inovação na indústria energética. A partir das etapas do programa, as startups selecionadas desempenharão um papel fundamental na construção de uma cadeia produtiva sólida e eficiente, impulsionando o avanço dessa importante forma de energia renovável no Brasil e no mundo.

Conheça as oito selecionadas do Terceiro Ciclo e suas soluções

> Delphys Partners SA
Desenvolver dispositivos para produção de H2V através da reforma catalítica do etanol para aplicações na logística e em geração distribuída de energia. Aprimorar a utilização do H2V de biomassa obtidos em grandes volumes para as indústrias de cimentos e siderúrgicas. Produzir H2V partindo da reforma a vapor do etanol, aperfeiçoar aplicações industriais do H2 para trade off industriais dos combustíveis fosseis.

> Protium Dynamics
Utilização de hidrogênio verde produzido in-loco e sob demanda para processos industriais como por exemplo: fornos, caldeiras ou como matéria prima em processo produtivo. Reduzir o consumo de combustíveis fósseis, a emissão de gases de efeito estufa e aumentar a eficiência energética de processos industriais por meio da utilização de hidrogênio verde.

> NovoCell Sistemas de Energia S.A
Armazenamento de energia e operação em condições de back-up e em emergências, por sistemas eletroquímicos, em substituição aos geradores diesel e às baterias estacionárias. Vai desenvolver um gerador de energia para back-up em unidades Industriais & Comerciais & Fabris, com ZERO Impacto ambiental, por ser isento de poluição sonora e atmosférica, a partir do Gás Hidrogênio Verde, isento de monóxidos de Carbono.

> Aquapower
A proposta é gerar eletricidade renovável a partir de excedentes de pressão em redes hidráulicas existentes. A eletricidade renovável produzida pela Aquapower é não intermitente. O principal objetivo é integrar um módulo de eletrólise a nossa turbina atual, de modo de poder gerar hidrogênio de maneira distribuída e em pequena escala

> Rio Petróleo
Projeto de sistemas de produção e armazenamento de hidrogênio em campos de petróleo depletados e distribuição deste utilizando a infraestrutura atual de gasodutos. Processo patenteado da Rio Petróleo permite usar o hidrogênio para aumentar a recuperação de petróleo. Redução significativa dos custos de produção de hidrogênio. Ganho com recuperação de petróleo.

> Tecnoagro
Utilização de Amônia Verde para desativação de deoxinivalenol (DON) em grãos de trigo. Tem como objetivo desativar a micotoxina DON presente nos grãos de trigo e que são tóxicas quando consumidas por humanos e animais.

> Eidee Inova
A startup tem o objetivo de tornar o hidrogênio verde acessível a todos, reduzindo o custo da eletrólise da água para que o hidrogênio seja competitivo em relação aos combustíveis fósseis. Para isso, vai oferecer soluções modulares, flexíveis e escalonáveis para a produção de Hidrogênio Verde com módulos hidrolisadores AEM (Anion Exchange Membrane) de 2,4 kW a 1 MW.

> Pix Force
A companhia propõe o desenvolvimento de uma plataforma inteligente para automatizar a inspeção de tanques de armazenamento de hidrogênio verde usando Inteligência Artificial (IA). O projeto consiste em três etapas: Plataformas de captura (Câmeras Hiperespectrais e Termográficas), Desenvolvimento de IA para Análise e organização de dados; Plataforma de Gerenciamento de dados. Com as etapas combinadas, para resultar no monitoramento contínuo e eficiente da área de interesse.