Formação Profissional made in Germany

Foto: Pixabay

De um lado, jovens que acabaram de concluir o ensino médio buscam novos caminhos em sua formação e a tão sonhada inserção no mercado de trabalho. Do outro lado, empresas que buscam profissionais altamente qualificados e que se adaptem à sua cultura organizacional. O Sistema Dual de Formação Profissional é a engrenagem que une os interesses e necessidades de ambos os grupos.

Produto de exportação da Alemanha, o sistema é um programa de qualificação profissional com tradição de mais de 100 anos e que combina aprendizado teórico e prático. O modelo atrai cerca de 40% dos jovens alemães e, dentre as mais de 2 milhões de empresas do país, 438 mil oferecem qualificação profissional dual. No Brasil, o sistema dual para a área administrativa existe há mais de 30 anos em São Paulo, fruto da parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha e o Colégio Humboldt.

Para o aluno, o sistema oferece a oportunidade de concluir um curso tecnólogo com uma formação mais ampla, intercalando semanas de trabalho em uma empresa multinacional com semanas de estudo teórico. O estágio remunerado é feito sob os moldes de job rotation. Este contato mais amplo com diferentes estruturas da companhia está diretamente alinhado a um novo perfil de profissionais. O sistema dual permite ao estudante buscar uma experiência de dois anos em uma empresa e, só depois, escolher o que julga mais adequado para o seu futuro profissional. As empresas, por sua vez, ganham profissionais polivalentes em línguas, flexíveis e com uma visão organizacional abrangente.

Philipp Schiemer conhece as vantagens do sistema dual de formação profissional tanto pelo lado do aluno quanto pelo lado da empresa. O Presidente da Câmara Brasil-Alemanha e Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina destaca que o Sistema Dual de Ensino tem uma grande vantagem, pois oferece ao estudante a oportunidade de já vivenciar na prática, em uma empresa real, todos os aprendizados que obtém nas salas de aula. Durante os anos do curso, o jovem conquista uma ampla vivência dentro da companhia, passando por diversas áreas e já testando e definindo, na prática, qual será sua maior aptidão profissional. 

Pelo lado da empresa, investir no desenvolvimento de profissionais por meio do Sistema Dual é um investimento em mão de obra qualificada e fidelizada. “Como empresário que já teve essa vivência, reconheço profissionais que passaram pelo Sistema Dual de Ensino como diferenciados. Em geral, são jovens com excelentes conhecimentos teóricos e práticos, com vivência profissional, e que podem fazer a diferença em suas empresas”, afirmou Schiemer.

Hans Jürgen Claassen, CFO da Lanxess Brasil, também conhece as vantagens do Sistema Dual de Formação Profissional por ambos os lados. “Como o Sistema Dual é reconhecido na Alemanha e, consequentemente, pelas empresas alemãs no Brasil, o curso me ajudou bastante na seleção por posições na indústria. Além disso, o sistema de job rotation no estágio permitiu que eu conhecesse diversas áreas da empresa, me ajudando na escolha da futura faculdade e da área de atuação”, conta.

Esse conteúdo foi originalmente publicado na edição de 2019 da revista BrasilAlemanha. Para acesso ao conteúdo na íntegra, clique no link para essa e outras edições: https://www.ahkbrasilien.com.br/publicacoes/revista-brasilalemanha