Por que se associar à uma Câmara de Comércio?

O termo “Câmara de Comércio e Indústria” não chega a ser muito conhecido por pessoas que não têm uma relação muito próxima com indústrias ou instituições e, por conta disso, a pergunta “Por que se associar à uma Câmara de Comércio?” surge com frequência. Pois bem, estamos aqui para responder a esse questionamento de forma simples e efetiva.

Câmaras de Comércio e Indústria existem há séculos ao redor do mundo todo e surgiram com o intuito de reunir empresários e empreendedores em um lugar só para discutirem problemas comuns e encontrarem soluções juntos. Foi assim também com a Câmara Brasil-Alemanha que atua há mais de 100 anos aqui no Brasil. Sabendo que em grupo empresas eram mais influentes perante à política e mais reconhecidas pelo mercado, Câmaras de Comércio começaram a ganhar força e hoje estão muito bem estabelecidas. Um exemplo disso, são as Câmaras de Comércio alemãs espalhadas por todos os cantos do mundo: são 140 escritórios em 92 países formando uma grande rede mundial, atendendo a mais de 51 mil empresas associadas.

Mas o que essas empresas enxergam como vantagens de serem associadas além do fato que passam a fazer parte de um grupo influente de companhias? Associações desse tipo oferecem uma plataforma de networking sem igual com diversos eventos, encontros e atividades dos quais seus colaboradores podem participar. Na Câmara Brasil-Alemanha, estamos falando de dezessete grupos de trabalho e de palestras com os mais variados temas: Mineração, Meio Ambiente, Marketing, Recursos Humanos, Engenharia, Secretárias Executivas, Finanças, Segurança Corporativa, Compras, Recursos Humanos, Ética e Compliance, Mulheres Executivas, Assuntos Regulatórios, Logística, Transfer Pricing, Direito Tributário, Comunicação e Diversidade. Imagine que uma empresa se integra a diversas mesas redondas discutindo com gestores dessas áreas contribuindo para constituir um cenário corporativo de alto nível, isso se torna um diferencial competitivo único.

Câmaras também atuam com o objetivo de gerar novos negócios constantemente. Fora dos polos de grandes cidades, por exemplo, a Câmara Brasil-Alemanha promove os Eventos no Interior mensalmente, levando representantes de companhias para visitas a uma fábrica de uma associada. Algumas das empresas que já receberam esse tipo de evento foram a Lanxess em Porto Feliz; a Optima em Vinhedo; a ZF em Sorocaba; a Faber-Castell em São Carlos e a Henkel em Jundiaí.

Além dos eventos e das plataformas de networking, é possível para empresas associadas encontrarem suporte nos mais variados temas com colaboradores das Câmaras de Comércio. Assuntos jurídicos, formação profissional, estudos de mercado, intermediação de contatos, plataformas de inovação, entre outros, são, por exemplo, assuntos amplamente discutidos pela Câmara Brasil-Alemanha.

Em suma, a associação a instituições desse tipo permite que empresas usufruam de ambientes estratégicos, ampliem o seu networking e tenham a sua marca exposta para um público amplo.

Se sua empresa tem interesse em conhecer mais benefícios oferecidos pela Câmara Brasil-Alemanha entre em contato pelo e-mail associativo@ahkbrasil.com ou pelo telefone (+55 11 5187-5194). Minha equipe e eu estamos ansiosos para poder atender sua empresa e ajudá-la a desbravar o mundo das Câmaras de Comércio!

Nina Luise Pereira Garcia é a Gerente do Departamento de Assuntos Associativos da Câmara Brasil-Alemanha.