Um brinde à sustentabilidade!

Foto: Pixabay

Inovação, sustentabilidade e, é claro, cerveja, sempre despontam como os primeiros termos que brotam no imaginário coletivo quando o assunto é a Alemanha. E por que não aliar os três elementos para garantir uma produção ou logística mais moderna e sustentável para a bebida mais amada por alemães e brasileiros?

Referência no desenvolvimento de novas tecnologias, a indústria alemã destaca-se mundialmente por seu engajamento com tecnologias sustentáveis capazes de oferecer benefícios à sociedade e ao meio ambiente, alterando diretamente os processos de fabricação e a maneira como consumimos. 

Uma cervejaria 100% sustentável. Essa é a proposta da Cervejaria do Futuro, chamada de Brewnomic, da empresa Krones. Abastecida por meio do aproveitamento dos materiais residuais resultantes dos próprios processos de fabricação da bebida, a Brewnomic permite até mesmo que o excedente energético possa ser comercializado.

A cervejaria possui regime de operação prática – mente contínuo. “A produção é planejada para ocorrer ao longo dos sete dias da semana com lotes menores, minimizando os picos de consumo energético, de forma a otimizar a estabilização do sistema de recuperação de energia, cujos combustíveis são os subprodutos gerados pelo processo de fabricação de cerveja. Desta forma, é possível instalar plantas de capacidades menores, que requerem menos energia”, explica Flavio José Mori, Especialista em Tecnologia de Processos da Krones do Brasil.

Conceitos de recuperação de energia e o planejamento de produção aliado a um software personalizado completam este tecnológico projeto. A Brewnomic utiliza ainda uma fonte secundária de energia: o vapor, que é substituído por água quente por meio de diversas operações de troca térmica.

O sistema da Brewnomic envolve diversas tecnologias desenvolvidas pela Krones, que já são utilizadas em diversas cervejarias do mundo e que vão de encontro ao Enviro, programa de sustentabilidade da empresa.

No que se refere à logística já surgem também soluções mais sustentáveis para o transporte das bebidas. O primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido no Brasil é um caminhão de… cerveja!

Lançado em novembro de 2018 pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, o e-Delivery 13 toneladas apresenta um sistema inteligente de controle de carga e trem de força que isenta o uso de caixa de transmissão, resultando em redução do custo operacional.

“Como parte do Grupo TRATON contribuímos para o debate mundial sobre novas fontes de energia apresentando soluções viáveis e concretas, que já se tornam realidade com a chegada do e-Delivery às ruas de São Paulo, uma das maiores capitais do mundo”, afirma Roberto Cortes, Presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

A Cervejaria Ambev anunciou que, até 2023, irá passar a utilizar 1.600 caminhões elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus no transporte de bebidas. Com a parceria, cerca de 35% da frota que atende a cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano.

Esse artigo foi originalmente publicado na edição de 2019 da Revista BrasilAlemanha. Para acesso ao conteúdo na íntegra, clique no link para essa e outras edições: https://www.ahkbrasilien.com.br/publicacoes/revista-brasilalemanha