Publicidade

Segurança Destaque
19 de maio de 2025

Continental celebra 120 anos do primeiro pneu com desenho na banda de rodagem

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: divulgação Continental

Com o desenvolvimento do primeiro pneu automotivo com desenho de banda de rodagem e seu lançamento comercial há 120 anos, a Continental atingiu um marco na história da mobilidade. Na época, a mobilidade individual ainda estava em sua fase inicial. Porém, com o aumento do número de veículos, seu peso e a potência dos motores, cresceram também as exigências em termos de dirigibilidade e segurança.

A resposta da Continental foi o lançamento do primeiro pneu com banda de rodagem, que melhorou significativamente a tração e reduziu as distâncias de frenagem em vias molhadas e sujas. Desde então, os engenheiros da marca vêm aperfeiçoando esse princípio por mais de um século, o que resultou em diversas inovações: desde os primeiros desenhos longitudinais até os atuais padrões direcionais em “V”, passando pelos desenvolvimentos mais avançados com suporte de inteligência artificial.

Como resultado, a segurança, a eficiência e o conforto dos veículos vêm sendo aprimorados continuamente. Pneus como as linhas PremiumContact, EcoContact, WinterContact e o modelo de alta performance SportContact 7 são apenas alguns exemplos desse progresso.

“O desenho da banda de rodagem de um pneu não é apenas uma característica visual marcante, mas também exerce grande influência no desempenho geral do veículo. Com os primeiros pneus esculpidos à mão e com banda de rodagem há 120 anos, a Continental revolucionou a mobilidade global. Ao deixarem de ser lisos e desestruturados na área de contato com o solo, os pneus passaram a oferecer muito mais tração, aderência e segurança em superfícies molhadas, sujas e cobertas de neve. Isso se deve à complexa estrutura de blocos, sulcos e lamelas”, explicou Felix Hübner.

“Hoje, os novos desenhos são criados digitalmente, testados virtualmente e aprimorados ao longo do desenvolvimento. Isso nos permite melhorar continuamente a segurança e a eficiência dos nossos pneus, dia após dia, com base em uma trajetória de sucesso que já dura mais de um século.”

Visão de futuro: a banda de rodagem de amanhã

As exigências sobre os pneus vêm evoluindo constantemente ao longo dos últimos 120 anos. Hoje, a sustentabilidade é um fator-chave: o aprimoramento contínuo da quilometragem, da taxa de desgaste e da resistência ao rolamento, sem comprometer os atributos de segurança, é um dos principais objetivos da Continental no desenvolvimento de pneus. Os engenheiros da empresa também ajustam os desenhos de banda para atender a novos desafios, como mudanças climáticas e exigências legais. Geometrias otimizadas de sulcos e ranhuras especiais, com foco em maior eficiência energética e ainda mais segurança na condução, serão cada vez mais importantes nesse cenário. A Continental pretende seguir aproveitando seus 120 anos de experiência em design de pneus para manter o equilíbrio entre segurança, eficiência e sustentabilidade no futuro.

Compartilhe:

Artigos relacionados