Publicidade

Últimas Notícias Economia Empresas Lançamento Saúde Sustentabilidade
3 de fevereiro de 2026

Continental inova com tecnologia para reduzir poluição sonora

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Freepik

Ao lado da poluição do ar, o ruído é uma das maiores fontes de impacto para as pessoas e o meio ambiente — especialmente em áreas urbanas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o ruído do tráfego como o segundo maior risco ambiental à saúde na Europa. Em megacidades da Ásia e da América Latina, o ruído é um desafio cotidiano. Dessa forma, reduzir as emissões sonoras de forma geral é essencial — e o ruído dos pneus não é exceção.

Pensando nisso, a Continental está desenvolvendo pneus com níveis excepcionalmente baixos de ruído de rolamento, contribuindo para a redução do ruído geral do tráfego e para maior conforto dentro dos veículos. Isso é possível graças a tecnologias inovadoras e a novos desenhos da banda de rodagem.

O ruído dos pneus normalmente se torna perceptível ao ouvido humano em velocidades moderadas. Em velocidades mais baixas, o ruído do motor tende a predominar. Com a transição para a mobilidade elétrica — e os motores significativamente mais silenciosos de carros e ônibus elétricos em comparação aos motores a combustão — a importância de pneus com baixo nível de ruído aumentou consideravelmente.

“O ruído, especialmente o gerado pelo tráfego de carros, ônibus e veículos de entrega, representa um grande impacto para as pessoas e para o meio ambiente. Com tecnologias de pneus como a ContiSilent e desenhos inovadores de banda de rodagem, estamos reduzindo ativamente o ruído de rolamento sem comprometer a segurança”, afirma Achillefs Tsotras, chefe do departamento de Interação Pneu-Veículo da Continental. “Isso torna cada viagem perceptivelmente mais silenciosa, beneficiando motoristas, pedestres, moradores e o meio ambiente de forma geral”, afirma.

O ruído de rolamento surge quando os pneus entram em contato com o pavimento. O som resultante é perceptível apenas dentro de determinadas faixas de velocidade — geralmente entre cerca de 30 e 50 km/h e 80 a 100 km/h.

Para reduzir especificamente o ruído dos pneus perceptível ao ouvido humano, a Continental desenvolveu o desenho de banda de rodagem Silent Pattern, já presente em alguns modelos da marca, que é otimizado para sons que ocorrem em torno de 50 km/h — a velocidade em que o ruído de rolamento é mais perceptível. Ele também é ajustado para neutralizar ruídos emitidos pelos diferentes elementos da banda de rodagem — com efeito semelhante ao de fones de ouvido com cancelamento de ruído. O resultado é a redução do ruído do tráfego urbano, tornando ruas movimentadas perceptivelmente mais silenciosas para pedestres e moradores.

Além disso, a companhia também desenvolveu outro modelo especificamente para vans, que utiliza uma espuma especial de poliuretano ultraleve, aplicada na parte interna do pneu durante o processo de produção. Essa espuma absorve parte das vibrações, impedindo que elas cheguem ao interior do veículo. A tecnologia pode reduzir em até nove decibéis o ruído de rolamento na cabine, causado por vibrações de ar dentro do pneu, tendo impacto significativo no conforto ao dirigir.

Compartilhe:

Artigos relacionados