Plataforma de Ação AHK: Hospital Alemão Oswaldo Cruz recebe suporte da Afferolab para digitalização de programa de on-boarding

Foto: Freepik

Ciente das necessidades de suas empresas associadas frente aos desafios impostos pelo novo coronavírus, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo estabeleceu em março deste ano uma frente de ação para combate aos impactos da pandemia.

Tendo como foco principal o apoio à comunidade empresarial alemã, foram definidos quatro pilares por meio dos quais foram desenvolvidos projetos para auxiliar tanto na prevenção do COVID-19, quanto na recuperação da economia e na reestruturação dos negócios para um futuro diferente. 

Por meio do pilar de Recrutamento e Capacitação, a Câmara apoiou o Hospital Alemão Oswaldo Cruz na divulgação de vagas temporárias de enfermeiros e fisioterapeutas para mais de 10 instituições. Como resultado, o hospital captou mais de 600 currículos em apenas duas semanas.

A instituição formou uma parceria com a Afferolab, uma das mais completas empresas de soluções de aprendizagem corporativa do país, para aprimorar e agilizar o programa de on-boarding de novos funcionários. Antes da pandemia o processo de integração de novos funcionários era longo e realizado de forma totalmente presencial. Em face do novo cenário, o processo precisava ser revisto, de forma a preparar os colaboradores recém-contratados de forma ampla e alinhada com os valores do hospital, mas sem perder a agilidade que o cenário atual exigia.

“Visando garantir a melhor experiência aos novos colaboradores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em meio à pandemia, contamos com o suporte da Afferolab. Foram desenvolvidos objetos de aprendizagem, adaptados ao novo cenário, para fortalecer as orientações de forma dinâmica e reforçar o nosso acolhimento. Agradecemos a Afferolab pela disponibilidade e parceria!”, declarou Natália Sarracceni Tedesco, Enfermeira de Educação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.                                                                             

A partir da parceria oferecida com a Afferolab foram produzidos conteúdos digitais para que o processo de integração dos novos colaboradores e a orientação dos gestores fosse mais ágil, podendo ser acessado pelo celular ou outros dispositivos antes mesmo do início de suas atividades na instituição. Focada na experiência do participante, a solução de aprendizagem foi dividida em quatro etapas: recepção, acolhimento, suporte e continuidade.

“A estratégia precisava ser ágil, objetiva e acolhedora. Com isso, nossa solução de aprendizagem digital foi dividida em quatro etapas que tinham como foco a experiência dos novos colaboradores. Foram sugeridos vídeos com a participação da equipe do Hospital no intuito de dar as boas-vindas, acolher e transmitir as informações necessárias sobre os treinamentos essenciais. Já para os gestores, foi sugerida uma peça com orientações e dicas para a chegada dos novos colaboradores, além de reforçar o importante papel deles nesse período”, explicou Renata Vitalino, consultora da Afferolab envolvida nesse projeto.

A parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e a Afferolab e o empenho de todos os envolvidos na digitalização do processo de on-boarding desses profissionais foram fundamentais para superar esse desafio em um curto espaço de tempo. “Como uma empresa que acredita na educação, nos sentimos honrados em apoiar o aprendizado desses profissionais que são fundamentais para superarmos as dificuldades da pandemia. Excelente parceria!”, afirmou Renata Torres, analista de projetos da Afferolab.