STIHL Brasil contribui no combate à Covid-19 com produção de pulverizadores

Foto: Divulgação / STIHL.

O mundo está unido para minimizar a pandemia de Covid-19, conhecido como novo coronavírus. O cenário impõe a superação diária e a colaboração para contribuir neste processo. Neste sentido, a STIHL está mantendo, de maneira parcial, as atividades da fábrica para a produção de pulverizadores – única fabricante dos modelos de pulverizadores SR 420, SR 430 e SR 450 entre as demais unidades da marca, localizada em São Leopoldo (RS). O equipamento está sendo utilizado em todo o mundo para a desinfecção de espaços que podem estar contaminados com o vírus – diminuindo, assim, sua proliferação e consequente propagação. 

Na fábrica, a empresa está tomando as devidas e necessárias medidas preventivas para proteção dos colaboradores envolvidos nas linhas de produção e área de apoio desses equipamentos, como disponibilização de máscaras de proteção e álcool em gel em todos os locais. Foi recomendado aos profissionais que tomem banho nos vestiários da organização ao final do expediente, deixando seus uniformes na fábrica , voltando a vestir suas roupas para o retorno às suas residências. Todos os colaboradores envolvidos nestas operações essenciais estão fora do grupo de risco para a doença. Da mesma forma, a STIHL segue prestando todo o suporte necessário, seguindo medidas que foram adotadas desde as primeiras notícias da pandemia, com a implementação de protocolos referentes a acessos ao parque fabril e áreas comuns, restaurante, transporte, uniforme, higienização, EPIs e outros, de acordo com as orientações e decretos locais e federais.

Entre elas, todos os colaboradores da empresa e colaboradores terceirizados têm sua temperatura corporal aferida nas portarias da empresa a cada início de turno, e também são convidados a responder um questionário sobre as suas condições de saúde e de sua família. A presença de visitantes, como clientes, fornecedores, entidades e estudantes está vetada. Na entrada do restaurante da empresa, é obrigatória a higienização das mãos com álcool antisséptico. Além disso, foram criadas escalas para o almoço, subdivididas por setores, com horários determinados para as refeições, visando distribuir as pessoas e, com isso, reduzir a concentração em um mesmo local. As cadeiras estão dispostas em sentido único e uma por mesa, e há demarcações no chão do refeitório para orientar a distância entre as pessoas. Locais que demandavam alto fluxo tiveram a circulação de pessoas restrita, além de ter a higienização intensificada. Os itens necessários são constantemente esterilizados e há álcool antisséptico disponível em todos os setores.

A Janiz, empresa terceirizada que realiza o transporte dos colaboradores, segue todas as medidas determinadas para que a condução ocorra de forma segura. Os ônibus da frota estão equipados com álcool antisséptico e sendo utilizados com 50% da capacidade máxima, com apenas uma pessoa por banco duplo.

Reuniões, viagens, encontros, treinamentos e demais agrupamentos foram cancelados, transferidos ou, na medida do possível, ocorrem via videoconferência. A participação da empresa em eventos e feiras foi cancelada por segurança e prevenção. Além disso, o trabalho remoto foi adotado em diversas equipes, com prioridade para profissionais que integram o grupo de risco do coronavírus. O colaborador que apresente qualquer sintoma de gripe ou resfriado está sendo orientado a permanecer em casa, sem impacto no absenteísmo, e é monitorado pela área médica da empresa, com atendimento remoto.

Todas essas e outras mudanças estão sendo comunicadas aos mais de dois mil profissionais da STIHL no Brasil, bem como orientações, dicas e informações gerais. As medidas estão alinhadas à Cultura Corporativa da STIHL, que representa o DNA da empresa no mundo e aponta a saúde e a segurança de todos os colaboradores, familiares e da sociedade em geral como prioridade absoluta.