Publicidade

Inovação P&D
15 de julho de 2016

Covestro participa de volta ao mundo a bordo do Solar Impulse

Por Stephanie M. Viehmann

Nenhuma imagem disponível na galeria.

CovestroO CEO global da Covestro (antiga Bayer MaterialScience), Patrick Thomas, esteve no Centro de Controle da missão do Solar Impulse 2 (Si2), aeronave movida a energia solar e que, desde 2015, tem perseguido o desafio de voar ao redor do mundo sem combustível.

Acompanhado pelo engenheiro da empresa, Bernd Rothe, o executivo apresentou o Centro, localizado na cidade de Mônaco na Itália, a políticos e empresários europeus, destacando a importância da iniciativa e a participação da Covestro, empresa que atua no setor de polímeros.

“Contribuir para este projeto tão grandioso com nossos produtos e soluções é motivo de muito orgulho para nós”, explicou Thomas. “O Solar Impulse é um exemplo excelente de como a utilização de novas tecnologias e materiais pode contribuir para tornar o mundo um lugar melhor e mais limpo. Inciativas como esta são ideais para nós e para o planeta, assim como nossos materiais tem se mostrado ideais para o Solar Impulse”.

A cabine, estrutura fundamental do Si2, foi construída com uma espuma especial de poliuretano rígido desenvolvido pela empresa alemã. Esta tornou a missão possível, pois pesa apenas 30 kg e mesmo assim protege a tripulação da variação extrema de temperatura, que pode variar entre -40 graus Celsius durante a noite e 40 graus Celsius durante o dia.  

Utilizada no dia a dia em diferentes segmentos, a espuma rígida de poliuretano Covestro também é usada para aumentar a eficiência de equipamentos de refrigeração, assim como em materiais isolantes para transformar edifícios em estruturas com baixo consumo energético.

Funcionamento da aeronave Solar Impulse

Durante o dia, milhares de células solares localizadas nas asas da aeronave – que medem 72 metros – são responsáveis por alimentar as hélices e carregar uma grande bateria, que fornece energia para o voo durante a noite.

Até agora, o trecho mais longo percorrido sem interrupções foi o do voo entre o Japão e o Havaí. Ao todo, foram 118 horas (quase cinco dias), para percorrer cerca de 9.000 quilômetros, a maioria deles sobre o mar aberto.

Assista à entrevista de Patrick Thomas, CEO global da Covestro, sobre a parceria: https://www.youtube.com/watch?v=QMcJ4CefvkM

Foto: Divulgação Solar Impulse

Compartilhe:

Artigos relacionados