Publicidade

Últimas Notícias Destaque Empresas Energias Renováveis Logística Sustentabilidade
22 de janeiro de 2026

Davos: Mercedes-Benz apresenta resultados da “Rota Sustentável COP30” no Fórum Econômico Mundial

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação

Uma caravana que percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras com um objetivo principal: comparar níveis de emissões de gases com o uso de um biocombustível 100%. O “Rota Sustentável COP30” foi um projeto desenvolvido pela divisão de caminhões e chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com a Be8, produtora de biodiesel, e o Instituto Mauá de Tecnologia.

Os resultados foram apresentados no Fórum Mundial Econômico em Davos, na Suíça, em um espaço exclusivo chamado Brazil House. O destaque, ao final do projeto, é que o uso do biocombustível registrou redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa nos testes em motores Mercedes-Benz Euro 6 de caminhões e ônibus.

Segundo cálculos obtidos na caravana, essa redução foi alcançada dentro do conceito do “tanque à roda”, sem contabilizar as emissões biogênicas, que são todas que têm origem de fontes naturais. Isso acontece porque o biocombustível utilizado, produzido a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, já absorveu CO2e da atmosfera durante o seu cultivo. Ou seja, o que foi emitido pelo veículo ao rodar foi praticamente compensado pelo que a planta retirou do ar antes de virar combustível.

Examinando o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do biocombustível até seu uso, os dados apontaram uma redução de 63,5% nas emissões de CO2 equivalente.

“Essa avaliação é muito significativa para a Mercedes-Benz e para a Be8 porque promoveu análises em operação real com caminhões e ônibus lastreados percorrendo estradas brasileiras, utilizando um biocombustível alternativo que é uma solução de curto prazo para a descarbonização do nosso setor de transporte de cargas de passageiros”, ressalta Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

A caravana foi uma ação realizada na esteira da COP30, em novembro do ano passado, partindo da cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e chegando a Belém do Pará durante a Conferência do Clima. Dois caminhões extrapesados Actros Evolution foram utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles abastecido com o biocombustível e o outro com o diesel B15 comercial.

Durante os testes da “Rota Sustentável COP30”, as medições e comparações de emissões ficaram a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.

Com maior teor de éster, o biocombustível utilizado reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

O Fórum Econômico Mundial recebe, anualmente, cerca de 2.500 pessoas, entre chefes de estado, autoridades das principais economias do mundo, CEOs, especialistas e outras lideranças da sociedade civil. A “Rota Sustentável COP30” foi tema de um painel realizado na Brazil House, organizada pelo BTG Pactual em parceria com a Be8, Vale, Gerdau e Randoncorp. Trata-se de um ponto de encontro estratégico para líderes empresariais e autoridades públicas com o objetivo de fortalecer a visibilidade do Brasil no cenário de negócios global.

Compartilhe:

Artigos relacionados