Publicidade

Destaque Acontece Câmara Agricultura Delegações
15 de dezembro de 2025

Delegação de parlamentares bávaros visita o Brasil com foco em cooperação nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura e turismo

Por Ana Carolina Castro

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação AHK SP

Em novembro uma delegação de parlamentares do Estado Livre da Baviera, membros da comissão de alimentação, agricultura, florestas e turismo e do grupo de trabalho do partido CSU, estiveram no Brasil para uma agenda com foco em cooperação bilateral.

Promovida pela Representação do Estado da Baviera no Brasil, a programação do grupo explorou temáticas relacionadas a agricultura e pecuária, silvicultura e turismo, com foco em inovações e tecnologias para a produção de carne e leite, açúcar e etanol, aprendendo de perto e trocando experiências e best practices sobre os desafios, inovações e práticas que impulsionam a produtividade, a sustentabilidade e o futuro do campo.

Integraram a delegação Petra Högl, Vice-Presidente da associação distrital da CSU de Kelheim e Vice-Presidente da Comissão de Agricultura, Florestas, Alimentação e Turismo no Parlamento da Baviera; Sebastian Friesinger, Agricultor, eleito pelo distrito eleitoral de Rosenheim-West. Membro da Comissão de Assuntos Federais, Europeus e Relações Regionais; Dr. Petra Loibl, Veterinária e fazendeira por profissão, foi eleita pelo distrito eleitoral de Dingolfing. Membro da comissão de Meio Ambiente e Proteção ao Consumidor; Thomas Pirner, Mestre artesão, eleito pelo distrito eleitoral de Nürnberg-Nord. Membro da Comissão para a eleição de juízes; Sascha Schnürer, Diretor Administrativo por profissão, foi eleito pelo distrito eleitoral de Mühldorf a.Inn. Membro da Comissão de Meio Ambiente, Saúde e Prevenção. Também atua como docente em políticas de estrutura e desenvolvimento regional na Universidade de Ciências Florestais Aplicadas em Rottenburg; Michael Hartl, Ministério de Alimentação, Agricutltura, Florestas e Turismo do Estado Livre da Baviera; Ludwig Ramsauer, Chefe de Departamento Agricultura do Grupo Parlamentar da CSU no Parlamento do estado da Baviera; e Vanessa Pirner, empresária e coordenadora de marketing.

O grupo começou sua visita em Águas de São Pedro, menor município do Brasil em extensão territorial, mas que figura entre os mais reconhecidos quando o assunto é turismo de bem-estar, natureza e qualidade de vida. Fundada na década de 1940 e ligada às iniciativas do empresário Octavio Moura Andrade, a cidade nasceu e se desenvolveu a partir da descoberta de suas águas minerais de propriedades terapêuticas, que rapidamente atraíram visitantes de várias regiões do país em busca de saúde e descanso. A delegação teve a oportunidade de saber mais sobre a cidade em primeira mão pelo neto do empresário fundador, Octavio de Moura Andrade, que mostrou o trabalho de seu avô e o desenvolvimento da região.

Na segunda-feira, o grupo visitou a cidade de Piracicaba para conhecer de perto o ecossistema de inovação, pesquisa e empreendedorismo que tem colocado o município entre as principais referências do setor no Brasil.

A visita teve início no Parque Tecnológico Piracicaba, onde os participantes puderam conhecer projetos de startups, iniciativas tecnológicas e soluções aplicadas ao agronegócio, como a IdeeLab, Lider do ranking Top100 de Startups e liderado por Ronaldo Dalio, que tem conexão especial com a Baviera tendo feito seu doutorado na TUM. A delegação teve ainda a oportunidade de conhecer o Hub PWC AgriTech e interagir com empreendedores, pesquisadores e empresas que desenvolvem tecnologias de ponta voltadas à produtividade, sustentabilidade e transformação digital no campo.

A programação técnica também incluiu uma visita ao Pecege, organização que atua fortemente na formação profissional, geração de conhecimento e apoio a cadeias produtivas do agronegócio. A delegação acompanhou apresentações dos Professores Ricardo Shirota, Daniel Sonoda e Maria Alejandra Moreno sobre educação executiva, extensão tecnológica e projetos de pesquisa aplicada que fortalecem o setor.

Em seguida, o grupo foi recebido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) uma das mais reconhecidas instituições de ensino e pesquisa em ciências agrárias do mundo. Durante a passagem pelo campus, os parlamentares conheceram a indústria da cana de açúcar no estado e a atuação da escola.

Além do conteúdo técnico, a visita proporcionou uma imersão cultural pelo centro histórico de Piracicaba, destacando pontos turísticos, gastronomia local e a atmosfera acolhedora que caracteriza a cidade.

A visita na terça-feira teve como foco a silvicultura, reflorestamento e sustentabilidade com a visita na UNESP em Botucatu. Após um incêndio que destruiu mais de 1.000 hectares de território de rica biodiversidade em zona de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, pesquisadores da Unesp sob liderança da Prof. Renata Cristina Batista Fonseca idealizaram o projeto Restaura Cuesta que articula ensino, pesquisa e extensão para promover recuperação ambiental, proteção da fauna e educação ecológica. O projeto integra pesquisadores, estudantes, comunidades rurais, empresários e agricultores, bem como e instituições parceiras em ações que combinam ciência aplicada, prática de campo e diálogo com o território — promovendo resultados concretos na recuperação de áreas sensíveis, recomposição vegetal e fortalecimento de serviços ecossistêmicos. A atenção à biodiversidade através da combinação de espécies nativas, frutíferas, madeireiras, e outras que, por sua vez contribuem para atração de pássaros, insetos e mamíferos é objeto também da cooperação com a startup Courageous Land. O software desenvolvido mapeia o Brasil, sua geografia, solo e espécies disponíveis, ajudando na escolha das espécies de reflorestamento mais adequados para a respectiva região, combinando aspectos ecológicos e econômicos para um reflorestamento sustentável e duradouro.

A delegação dos parlamentares teve a chance de visitar ainda a fazenda Santa Clara em Itaí, no interior de São Paulo, referência em pecuária e agricultura. A experiência permitiu observar de perto práticas modernas de manejo, gestão zootécnica e estratégias de eficiência produtiva direcionados a elevar a qualidade e a competitividade da carne brasileira.

A visita contou com a presença de Roberto Barcellos, renomado consultor e especialista em qualidade de carne, reconhecido por seu trabalho em cadeia produtiva, valorização de carcaças e programas de excelência no setor pecuário.

Durante a programação, os participantes puderam conhecer o funcionamento completo do sistema de confinamento, incluindo estrutura, manejo diário, protocolos sanitários e estratégias de alimentação, a produção de alimentos para o gado, com foco em eficiência energética, formulações balanceadas e sustentabilidade na utilização de recursos e, ainda, boas práticas de gestão que conectam campo, indústria e consumidor, com visão integrada da cadeia de valor da carne.

Na quarta-feira, o grupo seguiu viagem para Minas Gerais. Na região da Zona da Mata teve a oportunidade de conhecer a Fazenda Experimental da Embrapa bem como uma produção rural familiar. A Zona da Mata, caracterizada por relevo ondulado e predominância de pequenas propriedades, tem na produção de leite uma de suas principais atividades econômicas. A produção costuma estar integrada ao trabalho diário da família, com manejo que combina tradição e gradual adoção de tecnologias acessíveis, como pastejo rotacionado, melhoria genética do rebanho, manejo sanitário e boas práticas de ordenha.

O grupo pode conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Fazenda Experimental Gado de Leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma de suas 43 Unidades Descentralizadas, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O centro de pesquisa foi criado em 26 de outubro de 1974, no município de Coronel Pacheco.

A Unidade tem se consolidado como referência mundial em pesquisas para pecuária leiteira de clima tropical. Entre as contribuições mais importantes estão o desenvolvimento de pastagens adaptadas ao relevo e ao clima regional, práticas de manejo que aumentam a eficiência nutricional do rebanho, técnicas de controle sanitário, ferramentas de gestão produtiva e econômica, além de pesquisas sobre sustentabilidade e mitigação de impactos ambientais, tais como redução de CO2. Importante aspecto das conversas foram as oportunidades concretas de ampliar a cooperação técnico-científica entre o Brasil e a Alemanha, e, especialmente com o Brasil. Adicionalmente, os parlamentares puderam conhecer o Brauhaus, cervejaria, localizada na Fazenda São Vicente, em Coronel Pacheco e com sua fábrica própria que produz cerveja de acordo com o padrão alemão. A energia é solar e o bagaço (resido da produção) alimenta as vaquinhas da fazenda.

De volta à São Paulo, o grupo conclui sua agenda em encontros com autoridades da Alemanha e do Brasil. Os parlamentares conversaram com a Cônsul-Geral da Alemanha, Martina Hackelberg e com Alberto Amorim, Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para discutir a cooperação entre Baviera e Brasil e as perspectivas do Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Compartilhe:

Artigos relacionados