Dassault Systèmes auxilia o retorno às aulas com simulações da plataforma 3DEXPERIENCE

Foto: Pixabay

Com o objetivo de ajudar a contribuir para o retorno seguro de alunos e funcionários às escolas depois do fechamento causado pela pandemia do Coronavírus, a Dassault Systèmes demonstrou como a simulação, que há muito tempo tem sido utilizada para otimizar o design industrial, pode fornecer informações para designs, layouts e medidas de segurança para criar salas de aula mais seguras e saudáveis. 

Foi demonstrado que o coronavírus se espalha pelo ar através das secreções do nariz e da boca. Compreender a física do fluxo de ar e para onde as gotículas transportadas pelo ar potencialmente contaminadas irão viajar pode ajudar a determinar quais ações podem ser tomadas para diminuir seu impacto. Para isso, a Dassault Systèmes utilizou aplicativos SIMULIA alimentados pela plataforma 3DEXPERIENCE para revelar o invisível e avaliar e demonstrar a colocação eficaz de ventiladores dentro da sala de aula e a melhor forma de configurar os assentos dos alunos, o que pode minimizar o risco de exposição. 

Embora as simulações tenham demonstrado que a utilização de máscaras reduz a propagação de gotas de um aluno para outro, as máscaras não são obrigatórias em todas as escolas e, em salas de aula pouco ventiladas, as gotas podem permanecer no ar e pousar em móveis e alunos. A Dassault Systèmes simulou uma sala de aula com um aluno infectado e diferentes tipos de sistemas de ventilação. Conforme o aluno emitia partículas no ar, a simulação demonstrou que a ventilação com exaustor central ligado gerou um fluxo de ar que transportou as gotas para fora da sala de aula e reduziu o número de gotas deixadas dentro da sala. 

A Dassault Systèmes também testou e avaliou vários layouts de salas de aula com diferentes fluxos de ar para determinar qual disposição dos assentos reduz o risco de infecção entre os alunos. A equipe fez suposições, incluindo temperatura ambiente, carga viral de alunos infectados e o diâmetro médio de uma partícula, e então utilizou análises científicas para determinar a configuração ideal. 

Além de tornar as salas de aula mais seguras, os aplicativos e serviços SIMULIA da Dassault Systèmes também estão sendo utilizados ​​para ajudar engenheiros de construção e gerentes de instalações a reavaliar seus espaços públicos e de trabalho e criar ambientes mais seguros em hospitais, aeroportos, fábricas, escritórios e espaços residenciais durante a pandemia. 

Para mais informações:  https://www.3ds.com/products-services/simulia/