Grupo SMS expande atuação no Brasil

Foto: Divulgação SMS Group

O grupo SMS, empresa de origem alemã e tradicional fornecedor de plantas industriais, serviços e tecnologias para a indústria do aço, alumínio, cobre, entre outros, está expandindo sua atuação no Brasil.

Atualmente o grupo SMS conta com duas unidades industriais no Brasil, sendo a primeira localizada em Vespasiano, na grande Belo Horizonte (MG), e é também a sede administrativa e o corpo técnico. Uma segunda unidade industrial está localizada em Serra (ES), dedicada principalmente a prestar serviços de manutenção aos clientes da região.

Há cerca de 15 anos, a partir da estratégia global do grupo, a empresa investiu fortemente em prestação de serviços, com foco em contratos de manutenção de longo prazo, reparos e pequenas modernizações das plantas existentes dos nossos clientes. Esta estratégia se encaixou perfeitamente com a realidade do mercado brasileiro, uma vez que não houveram grandes projetos de expansão da indústria metalúrgica em nosso país nos últimos anos. Desde então a empresa tem experimentado um crescimento robusto e sustentado de volume de pedidos ao nível de 20% ao ano.

A empresa, que este ano completa 150 anos de existência, veio para o Brasil na década de 70 ainda com o nome DEMAG, e se tornou o grupo SMS devido as várias fusões e aquisições ao longo dos anos. A empresa conta com cerca de 14 mil funcionários distribuídos em vários países, principalmente Alemanha, Itália, EUA, Rússia, China, Índia e Brasil.

Por acreditar na pujança da indústria e para atender as demandas de mercado o grupo SMS está expandindo sua capacidade fabril através da abertura uma nova unidade industrial na cidade de Sertãozinho (SP). Esta nova planta terá 2.500 m2 de área útil e geração de até 50 novos postos de trabalho, onde pretende fabricar elementos refrigerados para fornos elétricos e para sistemas de tratamentos de gases residuais do processo industrial, entre outros produtos. Até então tais peças era fabricadas utilizando fornecedores.

Além do mais a fabricação destes conjuntos exige um controle rígido de qualidade uma vez que eventuais vazamentos de água podem causar sérios acidentes. Em parceria com a matriz na Alemanha, a empresa desenvolveu revestimentos metálicos para aumentar a vida útil desses conjuntos os quais já estão disponíveis no processo fabril.

A cidade de Sertãozinho foi escolhida por já possuir uma forte indústria mecânica e contar com mão de obra qualificada, além da infraestrutura da região com boas rodovias e localização geográfica privilegiada devido à proximidade de vários de nossos clientes. 

Além disso, a empresa possui ainda no Brasil a empresa Paul Wurth, de origem luxemburguesa, cujo controle majoritário pertence ao grupo SMS desde 2012. Essa aquisição foi estratégica uma vez que os produtos de ambas as empresas cobrem todo o ciclo da produção aço.

No ano passado o grupo SMS adquiriu também as empresas Vetta e Viridis especializadas respectivamente em tecnologia digital e eficiência energética. Ambas estão ligadas a SMS Digital, braço digital do grupo com sede na cidade de Düsseldorf na Alemanha. A estratégia, e que já está em curso, é que a partir do Brasil  soluções digitais sejam exportadas para clientes em diferentes países, aliando o conhecimento tecnológico digital ao processo de produção do aço resultando em plantas inteligentes que assegurem eficiência, redução de custo, segurança operacional e qualidade.