PwC assume compromisso de zerar emissão líquida de gases de efeito estufa até 2030

Foto: Unsplash

A mudança climática é um dos problemas mais urgentes que nosso mundo enfrenta atualmente. Ela afeta a todos – de famílias preocupadas com o futuro dos seus filhos a fundos de pensão que precisam decidir onde investir. É do interesse de todos, portanto, ver uma mudança sistêmica que evite a catástrofe climática e libere o potencial do crescimento verde. A PwC acredita que a comunidade de negócios tem um papel-chave a desempenhar para que isso aconteça. E a empresa está determinada a fazer a sua parte. Por isso assumiu um compromisso baseado na ciência para zerar a emissão líquida de gases de efeito estufa até 2030.

Essa meta inclui a adoção de eletricidade 100% renovável em todos os territórios, além de melhorias na eficiência energética dos escritórios da empresa e redução pela metade das emissões associadas a viagens e hospedagens de negócios em uma década. No ano fiscal 2019, as emissões associadas a voos representavam, sozinhas, cerca de 85% da pegada de carbono total da PwC. A pandemia de COVID-19 acelerou a transição para o trabalho remoto e demonstrou a viabilidade de novos modelos de atendimento ao cliente como parte de uma transformação de longo prazo dos nossos serviços.

Além dessas medidas, a empresa investirá em projetos de remoção de carbono, incluindo soluções climáticas naturais. Para cada tonelada (CO2 equivalente) restante emitida,  uma tonelada de CO2 da atmosfera será removida, para atingir impacto climático líquido zero até 2030. Os projetos serão selecionados com base em critérios de qualidade e confirmação do impacto da redução de carbono. Além disso, a PwC apoiará benefícios conexos mais amplos em termos de desenvolvimento socioeconômico local.

A empresa apoia as organizações no desenvolvimento e na implementação de planos concretos sobre como zerar suas emissões líquidas. Isso inclui realinhar a estratégia corporativa, a governança e a prestação de contas, modelos de operação, inovação e pesquisa e desenvolvimento (P&D), estratégia e relatórios fiscais, além da transformação empresarial e da cadeia de suprimentos. Outras áreas são pessoas e talentos, parcerias e alianças, assuntos corporativos e engajamento regulatório.

Com base no trabalho realizado pela empresa para clientes nas áreas de sustentabilidade e transformação para emissões zero, a PwC alimentará suas áreas de serviço com análises climáticas baseadas na ciência. Por exemplo, sua prática de consultoria de negócios integrará riscos climáticos em projetos aplicáveis, oferecendo aos clientes insights sobre riscos e oportunidades climáticas, além de ajudá-los a transformar seus processos de negócio.

Outra importante área de foco será a incorporação de indicadores relacionados ao clima e a outros fatores ESG em divulgações corporativa convencionais e na governança. Para isso, a prática de auditoria e asseguração da PwC apoiará o desenvolvimento de padrões de divulgação e medição alinhados e de alta qualidade, além de ajudar os clientes a incorporá-los em seu sistema de relatórios e governança. Em toda a prática de assessoria tributária, a empresa ajudará os clientes a compreender como a transformação para emissões zero impactará a estratégia tributária, a transparência, as obrigações de compliance, as oportunidades relacionadas a incentivos e subsídios e a receita, tanto para organizações públicas quanto para as privadas.

Para conferir o relatório completo, acesse link aqui.