O futuro provavelmente pertence ao carro elétrico à bateria, eles devem iniciar a recuperação da energia no transporte, aliviar o meio ambiente de emissões prejudiciais e garantir a mobilidade individual na sociedade. No entanto, os especialistas frequentemente discordam sobre os métodos, base de dados e fatores que influenciam a questão sustentável dos veículos elétricos. Peter Paul Ruschin, Chefe do Departamento de Sustentabilidade da DEKRA, explica que os carros elétricos não são necessariamente salvadores da mobilidade favorável ao clima.
“Um e-car livre de emissões tem inicialmente um registro totalmente limpo – sem dióxido de carbono, sem partículas e sem óxidos de nitrogênio. Mas, os veículos só são livres de emissões quando estão sendo conduzidos, ou seja, emissões de CO2 e o consumo de matérias-primas como lítio, cobalto e a platina necessários na construção de motores elétricos e baterias impactam negativamente o equilíbrio ecológico”, afirma. Como aborda o especialista, o descarte de baterias também acaba na conta de custo, mais cedo ou mais tarde.
Em última análise, outra posição crítica são as emissões de CO2 geradas na estação de carregamento de eletricidade. É verdade que a eletricidade verde pode ser reabastecida na caixa de alimentação doméstica ou na estação de carregamento pública e muitos fornecedores de eletricidade usam certificados ecológicos para garantir que a energia venha de uma produção renovável. No entanto, não há uma rede dedicada para eletricidade verde. O que flui através do cabo de carregamento da rede elétrica para a bateria do carro elétrico é, portanto, uma mistura de eletricidade verde e eletricidade de fontes de energia não renováveis. Quanto maior a proporção de eletricidade limpa, melhor é para o equilíbrio ecológico do carro elétrico.
Segundo a Agência de Rede Federal Alemã, existem atualmente cerca de 36.000 pontos de recarga padrão e 6.000 pontos de carregamento rápido. Com isso, a infraestrutura para carregar carros elétricos está crescendo rapidamente. O governo alemão introduziu uma lei que estipula a construção de 1.000 centros de abastecimento rápido até 2023, que tornará possível a carga de mais de 150 quilowatts. Com especialistas qualificados, a DEKRA já atua na Europa e está à disposição no Brasil para a inspeção de estações de recarga desses veículos elétricos, garantindo a segurança elétrica dos usuários, equipamentos e estrutura. Além disso, a companhia realiza a avaliação de compatibilidade eletromagnética e a verificação de que os postos estão em conformidade com o padrão da União Europeia.