LANXESS aumenta significativamente vendas e lucros no ano fiscal de 2021

Foto: Divulgação – LANXESS

A LANXESS encerrou com sucesso o ano fiscal de 2021. Apesar dos aumentos nos custos de energia, matéria-prima e frete, a empresa de especialidades químicas melhorou significativamente em vendas e lucros.

As vendas do grupo totalizaram 7,557 bilhões de euros em 2021, um aumento de 23,8% em relação ao valor do ano anterior, de 6,104 bilhões de euros. O EBITDA pre excepcionals aumentou 17,2%, para 1,010 bilhão de euros, em comparação com os 862 milhões de euros do ano anterior.  Os lucros ficaram dentro da faixa de 1 bilhão a 1,05 bilhão de euros. Os bons resultados em todos os segmentos do Grupo foram impulsionados principalmente pela forte demanda das indústrias que são clientes da LANXESS, como automotiva, de construção, transporte e manufatura. Influenciada por custos significativamente mais altos e efeitos pontuais, a margem EBITDA pre excepcionals foi de 13,4%, ante 14,1% do ano anterior.

“Prometemos que 2021 seria um ano de crescimento e, mesmo contra todas as probabilidades, foi isso que entregamos. Repassamos os extremos aumentos de custos para o mercado e realizamos quatro aquisições em plena pandemia, o que expandiu massivamente nosso segmento de Consumer Protection. Tudo isso mostra a força e a estabilidade de que a LANXESS desfruta”, disse Matthias Zachert, Presidente da Diretoria Global da LANXESS.

Conforme esperado, o lucro líquido das operações continuadas, de 218 milhões de euros, foi significativamente inferior ao valor do ano anterior, de 908 milhões de euros. Em 2020, foram gerados elevados rendimentos com a venda da fatia de participação da LANXESS na operadora do parque químico Currenta, na Alemanha.

Crescimento significativo esperado para 2022 – impactos da guerra na Ucrânia ainda não considerados

Zachert se mostra otimista em relação ao atual ano fiscal de 2022, apesar de um novo aumento nos custos da produção: “Prevemos que os preços de energia e matérias-primas continuarão subindo no primeiro semestre de 2022 e que as cadeias de suprimentos globais também permanecerão frágeis. No entanto, ainda assim antecipamos que devemos ter um crescimento significativo dos lucros neste ano fiscal”, destaca o executivo. No entanto, ele pontua que o impacto da guerra na Ucrânia ainda é imprevisível. A LANXESS prevê um salto nos lucros no primeiro trimestre de 2022 e espera que os EBITDA pre excepcionals fiquem entre 280 milhões e 320 milhões de euros (no ano anterior, foram de 242 milhões de euros).

Quatro aquisições em plena pandemia

Apesar das condições difíceis enfrentadas no setor devido à pandemia da COVID-19, a LANXESS fez quatro aquisições no ano fiscal de 2021 e fortaleceu consideravelmente o seu segmento de Consumer Protection. Com a aquisição da especialista francesa em biocidas INTACE, a empresa de especialidades químicas expandiu sua linha de fungicidas para papel e embalagens. A LANXESS também expandiu significativamente sua linha de produtos para o crescente mercado de saúde animal com o portfólio do fornecedor de desinfetantes e higiene Theseo. Em agosto, o Grupo concluiu a aquisição da fabricante de especialidades químicas dos EUA Emerald Kalama Chemical e, assim, tornou-se um dos principais fornecedores de produtos para aromas e fragrâncias. A LANXESS também concordou contratualmente com a aquisição do negócio Microbial Control da corporação americana International Flavors & Fragrances Inc. (IFF) – um dos principais fornecedores de ingredientes ativos antimicrobianos e de formulações para proteção de materiais, conservantes e desinfetantes – em agosto de 2021. A conclusão da transação está prevista para o segundo trimestre de 2022.