Edição de 2022 da INTERSCHUTZ termina com grande sucesso

Foto: Divulgação INTERSCHUTZ

No último sábado (25), a edição de 2022 da INTERSCHUTZ, feira líder mundial para bombeiros, serviços de resgate, proteção civil e segurança, se encerrou com grande sucesso segundo expositores, visitantes, parceiros e organizadores.

Depois de um hiato de sete anos, a indústria expressou uma alta demanda de se encontrar pessoalmente e desenvolver em conjunto estratégias para combater o número crescente de desastres naturais e crises humanitárias por meio da proteção civil. “Em meio ao cenário atual, decidimos que era o momento certo de realizar a feira novamente em formato presencial”, explicou Dr. Jochen Köckler, Presidente do Conselho da Deutsche Messe AG.

“A feira teve o networking, o desenvolvimento de ideias, a discussão de soluções e a expansão de redes internacionais como focos principais. Por isso, a INTERSCHUTZ não é simplesmente um display de produtos, mas uma plataforma de segurança sustentável em nível nacional e global”, continuou Köckler.

A crescente importância da digitalização e da robótica na resposta a emergências foram temas centrais da INTERSCHUTZ 2022, além da aplicação de drones, robôs de resgate, vídeo e dados operacionais, extinção e sistemas de transmissão e avaliação em tempo real. “Existe uma alta demanda para soluções digitais no setor. Eles tornam as operações mais rápidas, mais eficientes e, acima de tudo, mais seguras” enfatizou Köckler.

Entres os temas chave da INTERSCHUTZ, estiveram as novas estratégias para o combate de incêndios florestais e inovações na tecnologia dos veículos dos bombeiros. Essas soluções foram pensadas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Desastres naturais podem ocorrer em todos os países, por isso é importante trabalhar em conjunto com outros países, trocar experiências e desenvolver novos conceitos para a proteção civil.

A sustentabilidade também foi um tema de grande importância nesta edição, considerando como veículos elétricos podem desempenhar um papel maior no trabalho do dia em dia dos bombeiros. A empresa Rosenbauer International AG apresentou o primeiro veículo de combate aos incêndios completamente elétrico – o Electric Panther.

“O retorno positivo dos visitantes confirmou claramente o quanto é inspirador um intercâmbio entre cliente, parceiro e fabricantes. Como acompanhante das brigadas de incêndio, também foi particularmente importante para nós apresentar os produtos que serão necessários no futuro de maneira tangível e compreensível”, explicou o CEO da empresa, Dr. Dieter Siegel.

A feira desse ano recebeu um alto número de 85.000 visitantes de 61 países, entre eles Alemanha, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica e França Além disso, os mais de 1.300 expositores elogiaram não apenas o alto nível de internacionalidade, mas também a qualidade dos visitantes profissionais da feira.

Os parceiros da INTERSCHUTZ também ficaram muito satisfeitos. “A INTERSCHUTZ 2022 cumpriu todas as nossas expectativas. Havia uma excelente exposição de produtos e uma rede incrivelmente grande. Também tivemos muitas discussões sobre situações problemáticas atuais e ideias para o futuro “, apontou Dirk Aschenbrenner, Presidente da Associação Alemã para a Proteção Contra Incêndios (vfdb – Vereinigung zur Förderung des Deutschen Brandschutzes).

Já o Presidente da da Associação dos Bombeiros Alemães (DFV – Deutschen Feuerwehrverband), Karl-Heinz Banse, avaliou a INTERSCHUTZ 2022 como uma das melhores edições da feira que já participou. “Os desenvolvimentos, ideias e conceitos expostos foram fantásticos e nos ajudarão a conseguir uma renovação tecnológica em benefício dos bombeiros. Muitos tomadores de decisão de todo o mundo estavam presentes e, por isso, pudemos expandir muito nosso networking e apresentar o sistema único de brigadas de incêndio na Alemanha”, afirmou.

Paralelamente à feira ocorreu o 29º Dia do Corpo de Bombeiros Alemão da DFV, que apresentou os serviços dos bombeiros no centro da cidade. “Estamos felizes com a grande resposta tanto com relação ao evento no centro quanto à INTERSCHUTZ. Também foi fascinante ver os desenvolvimentos técnicos desde a última edição da feira, em 2015”, disse Dieter Rohrberg, Chefe dos Bombeiros de Hannover.

Contribuindo para uma boa causa

Buscando contribuir para o Fundo de Bombeiros da Ucrânia (Feuerwehrhilfe Ukraine), organizado pela DFV, os organizadores da feira haviam anunciado que doariam um euro por visitante. Contudo, Köckler anunciou que o valor seria aumentado para atingir a marca de 100 mil euros doados para a causa.