A marca NIVEA da Beiersdorf lançou recentemente o projeto NIVEA CONNECT, uma missão que visa combater o isolamento social e promover conexões humanas. Uma nova pesquisa global divulgada pela NIVEA mostrou que o isolamento social se tornou um dos desafios mais urgentes para a saúde física e mental no mundo.
A pesquisa global da NIVEA, realizada com 8.000 participantes em oito países, destacou a prevalência do problema e aprofundou-se nas razões por trás dele e nas consequências se não fosse resolvido. 86% dos entrevistados no estudo da NIVEA disseram que sentiam que o isolamento e a solidão se tornaram cada vez mais problemáticos. Um em cada quatro entrevistados (25%) relatou que sempre ou frequentemente se sentia isolado durante os últimos 12 meses, e um em cada cinco (20%) disse que não tinha um único amigo próximo.
Os impactos desse isolamento eram potencialmente devastadores. Solidão e isolamento social foram associados a um aumento de 29% no risco de doença cardíaca e um aumento de 32% no risco de acidente vascular cerebral, em parte devido ao aumento dos níveis de cortisol e outros hormônios do estresse que podem prejudicar a saúde ao longo do tempo.
Metade dos participantes do estudo (48%) que se identificaram como impactados pelo isolamento experimentaram um declínio em sua saúde física e 53% experimentaram uma diminuição na saúde mental, levando a um aumento do risco de depressão e ansiedade. 58% relataram sentimentos de desamparo, 56% se afastaram das atividades sociais e 46% negligenciaram responsabilidades importantes.
Grita Loebsack, presidente global da NIVEA, comentou: “Neste momento, alguém de quem você gosta está se sentindo solitário. Quando realmente compreendemos o profundo impacto do isolamento social e da solidão, somos obrigados a agir não apenas por compaixão, mas pela compreensão de que nosso bem-estar está profundamente conectado aos outros. Ao promover uma conexão significativa e inclusão, podemos desencadear uma onda de mudanças positivas, garantindo que ninguém enfrente a dor silenciosa da solidão sozinho.”
Grita Loebsack completou: “O NIVEA CONNECT foi projetado para capacitar conexões humanas, educar as pessoas sobre como agir e inspirar ambientes onde as pessoas possam pedir apoio sem medo. Abordar o isolamento social crescente requer um esforço global concertado para desmantelar o estigma e incentivar conversas abertas sobre solidão. Juntos, podemos promover uma maior conscientização e implementar soluções eficazes para combater o isolamento social.”
A NIVEA tem como objetivo combater o isolamento social de frente através do NIVEA CONNECT, uma iniciativa que trabalhava para educar e apoiar comunidades, organizações e indivíduos na redução do estigma em torno do isolamento social e na promoção de conexões humanas significativas por meio de três etapas principais.
Primeiro, a marca iniciará projetos locais NIVEA CONNECT em parceria com organizações em 40 países até 2026. Em segundo lugar, a NIVEA utilizará sua voz e presença global para se comunicar e engajar com as comunidades sobre o tema. Por fim, a NIVEA colaborará com uma rede global de cientistas, especialistas e organizações, unindo forças na luta contra o isolamento social.