Siemens discute tendências para tornar o Brasil uma potência econômica sustentável e inclusiva

Foto: divulgação Siemens

Impulsionado pelo protagonismo em agendas climáticas globais, G20 e COP30, além de compromissos com a digitalização e inclusão social, o Brasil passará por grandes transformações na próxima década. As tecnologias serão parte das soluções para tornar o país uma potência econômica sustentável e inclusiva. É o que aponta o relatório “Pictures of Transformation – Um retrato do Brasil em 2035”, lançado pela Siemens na manhã do dia 03 de outubro.
 
A necessidade urgente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa é um dos principais motores dessa transformação. O Brasil, com seu amplo potencial em energias renováveis, tem a chance de liderar a transição para uma economia de baixo carbono. Para isso, é essencial integrar soluções inteligentes na matriz energética e eletrificar diversos setores, assegurando a descarbonização e a confiabilidade do sistema energético. 
 
A educação e a qualificação profissional são cruciais para criar um mercado de trabalho resiliente e adaptável. Com a aceleração da digitalização e a emergência de novos modelos de trabalho, é necessário formar uma força de trabalho altamente qualificada, capaz de desenvolver, construir e manter as redes inteligentes e autônomas do futuro. Políticas educacionais que atendam às demandas do setor são fundamentais para evitar novas desigualdades e promover uma transição justa.
 
A inovação tecnológica é considerada um motor vital para a transformação das indústrias. A adoção de tecnologias digitais, como inteligência artificial, gêmeos digitais, metaverso industrial, realidade virtual e automação, está transformando processos produtivos, cadeias de suprimentos e modelos de negócios. A digitalização se torna indispensável para aumentar a eficiência, criar novos produtos e reorganizar vários aspectos da vida cotidiana, sempre respaldada por um sólido arcabouço regulatório, que garanta a segurança cibernética e a confiança do consumidor.
 
A Siemens segue comprometida em criar soluções tecnológicas que favoreçam um futuro mais sustentável e habitável do Brasil. Com um portfólio e em conjunto com parceiros, a Siemens desenvolve inovações nas áreas de descarbonização digital, circularidade, eletrificação, novos modelos de negócios, ecossistemas e parcerias, entre outros, a fim acelerar a transformação digital e sustentável do país.
 
A iniciativa da Siemens, com o apoio do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), visa delinear cenários futuros e possíveis para o Brasil nos próximos dez anos, com foco em quatro vetores essenciais: descarbonização, circularidade, sociedade e tecnologia com propósito.
 
Ao longo de oito meses de pesquisa, a equipe da Siemens, em colaboração com especialistas de diversas áreas, realizou uma análise detalhada de tendências em setores-chave e áreas de potencial transformação, como clima e energia, infraestrutura eficiente e resiliente, e indústrias sustentáveis. A colaboração com o CEBRI e a validação do conteúdo por consultorias especializadas, assim como a revisão técnica por Fábio Scarano – Prof. Titular da UFRJ e curador do Museu do Amanhã reforçam a confiabilidade das previsões.
 
Para o CEO da Siemens Brasil, Pablo Fava, o relatório busca inspirar e estimular a reflexão sobre o futuro do país, oferecendo uma visão estratégica para orientar as ações e decisões dos diversos stakeholders envolvidos no desenvolvimento nacional. “Sustentabilidade e digitalização são as principais forças transformadoras da atualidade, e a sinergia entre essas megatendências representa uma grande oportunidade para o Brasil”, finalizou.