A Baviera pode impulsionar o mercado de alimentos brasileiro

Foto: Shutterstock

A indústria de alimentos desempenha um papel vital na garantia da segurança alimentar global. No Brasil, o setor consolidou-se como parte importante da atividade econômica nacional durante o século XX, no contexto da formação dos parques industriais brasileiros. Especialmente, na década de 1970, a produção agrícola nacional ganhou nova relevância, ao agregar progressivamente técnicas e tecnologias de vanguarda nas suas atividades produtivas. Atualmente, o país é um dos principais produtos de bens do campo, por meio de atividades intensivas em inovação. Sendo assim, as condições de produção próprias do mercado de alimentos brasileiro propiciam grandes parcerias com a Baviera, que é uma região de excelência em pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com dados do Food and Agriculture Organization da ONU, a produção de alimentos global está aumentando para atender ao crescimento população global. Receitas no mercado internacional de alimentos representam 9,35 trilhões de dólares em 2023, por meio de transações nos setores de proteína animal, grãos e outros produtos essenciais para a segurança nutricional do planeta. Porém, para atender as necessidades de consumo propiciadas pela expansão demográfica em curso, será necessário elevar os ganhos de produtividades, por meio de inovações e aumento da densidade tecnológica das lavouras. Consequentemente, espera-se que, em 2028, o mercado alcance o valor de 12,97 trilhões de dólares.

O Brasil é um fornecedor consolidado nas cadeias globais de bens agrícolas e pode elevar consideravelmente sua contribuição nos próximos anos. Em 2022, 10,8% do Produto Interno Bruto brasileiro veio do setor de alimentos e bebidas. As exportações desses produtos atendem 190 países gerando 59 bilhões de dólares em vendas internacionais. Globalmente, em 2022, o Brasil foi o maior exportador de suco de laranja e açúcar e o segundo maior de carne bovina e de aves, além de café solúvel, doces e óleo de soja. Apensar de já ter uma posição consolidada internacionalmente, o país ainda pode expandir seu potencial, por meio de ganhos de produtividade em maquinário, combate de pragas, insumos e logística. Esta é identificada como um gargalo especialmente crítico para o setor.

Nesse sentido, a Baviera será um parceiro fundamental para assegurar que o país alcance o máximo de suas potencialidades globais. Por meio do seu robusto ecossistema de inovação e alta qualidade de insumos químicos e biológicos, parceiros bávaros podem aproveitar as tendências de mercado globais e brasileiras para alavancar seus negócios seja para suprir a demanda brasileira seja para aproveitar os ganhos de rendimento advindos de um crescente volume de exportações agrícolas.