A caminho do primeiro computador quântico da Baviera

 

Um ano após o governo do estado da Baviera emitir sua declaração de intenções, o documento de fundação formal do Vale Quântico de Munique foi assinado cerimonialmente na Academia Bávara de Ciências e Humanidades, no dia 31 de janeiro.

Complementando o financiamento de 300 milhões de euros da Agenda Hightech da Baviera, os membros da iniciativa já arrecadaram fundos federais que totalizam mais de 80 milhões de euros. A Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU) é uma das parceiras fundadoras da nova rede.

Na presença do Ministro Presidente da Baviera, Dr. Markus Söder, do Ministro da Ciência da Baviera, Bernd Sibler e da Diretora Geral do Ministério da Economia da Baviera, Dra. Sabine Jarothe, o documento de fundação foi assinado na Academia de Ciências e Humanidades da Baviera pelos presidentes das universidades parceiras e organizações científicas marcando o registro do Munich Quantum Valley.

De acordo com o Ministro Presidente Dr. Markus Söder, “a computação quântica abre um novo mundo de possibilidades de pesquisa – esta é a próxima geração de supercomputadores. Estamos a caminho de tornar a Baviera campeã internacional em campo. O Munich Quantum Valley oferece uma oportunidade de networking ideal para os melhores da área e as melhores mentes do mundo deveriam vir para a Baviera para estudar e ensinar. Com o Hightech Agenda Plus, estamos investindo um total de 3,5 bilhões de euros para trazer 13.000 novos alunos e 1.000 professores para as universidades. Afinal, a tecnologia é o futuro.”

O Ministro da Economia e Vice-Ministro Presidente Hubert Aiwanger destacou a relevância do ‘Munique Quantum Valley como uma rede única de ciência e negócios na Europa, que consiste em parceiros industriais, universidades e pesquisa orientada para aplicações. “O primeiro computador quântico ‘Made in Bavaria’ será construído no Vale Quântico de Munique. A computação quântica deve desempenhar um papel fundamental na pesquisa de novos medicamentos e na melhoria da logística e da pesquisa de materiais. Com o vale quântico de Munique, temos a oportunidade de lançar as bases para uma verdadeira indústria quântica na Baviera”, disse.

De acordo com o Ministro da Ciência Bernd Sibler, “Com o Munich Quantum Valley, estamos perseguindo um objetivo claro – colocar a Baviera na primeira posição na Europa quando se trata de pesquisa e uso de ciência e tecnologias quânticas. Na região de Munique, já temos um excelente nível de conhecimento científico no campo das tecnologias quânticas. Estamos reunindo essa experiência em um poderoso ecossistema de ciência e indústria de alta tecnologia e aprimorando-o trazendo conhecimento de outras partes da Baviera.”

O Presidente da FAU, Prof. Dr. Joachim Hornegger,  frisou o orgulho da FAU pela parceria na  iniciativa pioneira. “Com o Instituto Max Planck para a Ciência da Luz e nosso novo centro de pesquisa colaborativa Quantum Cooperativeness of Light and Matter, conquistamos uma forte posição para nós mesmos em metrologia, comunicação e computação quântica, e o tópico é um dos principais focos em nossa agenda de pesquisa”, disse.

A única rede quântica na Europa

O principal objetivo da iniciativa Munich Quantum Valley é estabelecer um Centro de Computação Quântica e Tecnologias Quânticas (ZQQ) nos próximos cinco anos. Este centro destina-se a fornecer acesso a computadores baseados nas três tecnologias de computação quântica mais promissoras atualmente disponíveis: qubits supercondutores, iônicos e atômicos.

A iniciativa também planeja estabelecer um parque de tecnologia quântica para reunir capacidades de pesquisa e acelerar a transformação de descobertas científicas em produtos comercializáveis. Essas atividades serão apoiadas por oportunidades de qualificação e treinamento, bem como esquemas de financiamento para startups de tecnologia quântica.

Os parceiros fundadores do Munich Quantum Valley são Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU), a Universidade Técnica de Munique (TUM) e Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), bem como a Academia Bávara de Ciências e Humanidades ( BAdW), o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), a Fraunhofer-Gesellschaft e a Sociedade Max Planck.

Embora a FAU não esteja sediada em Munique, ainda possui ampla experiência para oferecer a iniciativa bávara. O foco é predominantemente em duas disciplinas de pesquisa. Em primeiro lugar, a física, onde o foco será na condução da integração de soluções de hardware e software usando estratégias de co-design e desenvolvimento de algoritmos para simulações de materiais usando computadores quânticos. Em segundo lugar, o Departamento de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Tecnologia da Informação, onde os pesquisadores projetarão interruptores eletrônicos integrados especializados e altamente sensíveis para computadores quânticos adequados para uso em uma faixa de temperatura de mili-Kelvin.

Os primeiros marcos de sucesso

Até agora, mais de 40 instituições acadêmicas, institutos de pesquisa e empresas se uniram sob o guarda-chuva do Munich Quantum Valley.

Existem mais de 200 cientistas trabalhando em oito consórcios de pesquisa, cobrindo juntos todas as habilidades necessárias para construir e operar computadores quânticos. Projetos Lighthouse estão em andamento para incluir especialistas de outras regiões da Baviera e ampliar a base científica da iniciativa.

Enquanto isso, o financiamento de 300 milhões de euros da Agenda de Alta Tecnologia da Baviera foi complementado por mais de 80 milhões de euros dos programas de financiamento do Ministério Federal de Educação e Pesquisa e do Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK), obtidos no ano passado por meio de candidaturas conjuntas pelos membros da iniciativa.