A estratégia de bioeconomia no Estado da Baviera

Foto: Pixabay

O século 21 está sendo marcado por desafios globais significativos. Entre eles estão as mudanças climáticas, a crescente poluição ambiental, a conservação da biodiversidade, a proteção dos solos, a garantia de alimentação a nível mundial e a escassez de recursos não-renováveis. Por meio da estratégia de bioeconomia da Baviera, denominada “Zukunft.Biookönomie.Bayern” (“Futuro. Bioeconomia. Bavária”, em português), o estado alemão avança em seu comprometimento com a sustentabilidade. O projeto visa facilitar produtos, processos e prestação de serviços em todos os âmbitos com o objetivo de construir um sistema sustentável de economia e de sociedade.

A elaboração da estratégia teve início em março de 2020. Buscando conceder a oportunidade de uma colaboração ativa do projeto, todos os agentes econômicos da região participaram de seu desenvolvimento. Em workshops e entrevistas majoritariamente digitais, mais de 300 representantes de diversas áreas contribuíram com sugestões. Além disso, o Conselho de Especialistas para Bioeconomia da Baviera, o Grupo de Trabalho interministerial sobre matérias-primas renováveis e os Clusters bávaros também trabalharam em conjunto para a elaboração da proposta. Por fim, em um evento digital realizado no dia 23 de novembro de 2020, o Ministro da Economia e Energia da Baviera, Hubert Aiwanger, anunciou a versão finalizada da estratégia.

O resultado foi um pacote de 50 medidas que representará o avanço da bioeconomia na Baviera e transformará a economia e a sociedade. Com base nos fatores regionais, a estratégia mostra o caminho para uma forma de vida e de economia ecologicamente responsável e socialmente justa. Adicionalmente, define medidas concretas de apoio a todos os agentes relevantes para a transformação bioeconômica – a sociedade, a administração e política, a agricultura e silvicultura, os negócios, a ciência e pesquisa.

O que é “Bioeconomia”?

A Bioeconomia refere-se ao desenvolvimento de métodos econômicos e de modos de vida sustentáveis, baseados nos recursos renováveis e biogênicos. Por se tratar de modelo de produção industrial, ela abrange todos os setores industriais e econômicos que extraem, utilizam e transformam matéria-prima. A bioeconomia pretende também redirecionar as cadeias produtivas para práticas que protejam os ecossistemas, sem que a inovação seja comprometida.

O seu maior objetivo é, portanto, o estímulo à sustentabilidade. Essa meta pode ser desdobrada em vários aspectos: proteção ao clima; preservação da biodiversidade; eficiência no uso dos recursos naturais; garantia do bem-estar; e, por fim, fomento à criação de uma sociedade pós-recursos fósseis a partir da redução de seu uso.

Alguns exemplos de ações bioeconômicas voltadas para o Estado da Baviera são a aplicação do Programa de Proteção ao Clima da Baviera para 2050 e a Ofensiva Bávara para Proteção Climática. O estado ainda está engajado na aceitação e compreensão da bioeconomia, no incremente da capacidade competitiva a nível internacional, na criação de novos mercados, no fortalecimento da ciência na economia. Por último, a Baviera analisa as perspectivas para renda e postos de trabalho nas áreas rurais e urbanas.

Diante da escassez de recursos, a bioeconomia exige a sua utilização eficiente e necessita dos ciclos da natureza para que se desenvolva, atingindo sobretudo o ramo produtor.

Dentre as medidas previstas pela iniciativa, destacam-se o fortalecimento da proatividade da sociedade, da administração pública e da política com relação à transformação, além da ênfase no importante papel desempenhado pela ciência e pelo empresariado para a mudança operacional pretendida. Em síntese, a estratégia de bioeconomia preza pela cooperação entre as mais diversas áreas do saber, da técnica e da prática.

São exemplos do emprego da Bioeconomia na indústria: cerveja (disponível também sem glúten); enzimas para detergente produzidas através de biotecnologia; bio-etanol extraído da palha para uso como combustível; sapatos de couro de milho; lubrificante ou velas de gorduras usadas; borracha de dente-de-leão; material de embalagem feito de resíduos vegetais.

Fonte: Ministério Estadual da Economia e Energia da Alemanha. Disponível em: https://www.stmwi.bayern.de/biooekonomie/