A HightechAgenda e o futuro da inovação da Baviera

Foto: Shutterstock

O Estado da Baviera se destaca como um polo de inovação global, e a HightechAgenda é uma parte fundamental dessa história de sucesso. A atual vanguarda bávara em setores como tecnologia da informação, biotecnologia e engenharia automotiva é um reflexo do papel da ciência aplicada à indústria na história do estado. Desde o século XIX, instituições acadêmicas proeminentes, como as universidades de Munique e Erlangen-Nuremberg estabeleceram as bases para o progresso na região, contribuindo para que o estado formasse 30 vencedores do prêmio Nobel e acumulasse um registro médio de patentes de mais de 11.000 por ano. Nesse contexto de tradição, a HightechAgenda foi lançada no início dos anos 2000 como uma iniciativa estratégica para impulsionar a economia de alta intensidade tecnológica bávara. Aproveitando o conceito da indústria 4.0, a agenda busca promover setores-chave para a tecnologia do século XXI e está estruturada em alguns grandes eixos de atuação.

A agenda de alta tecnologia elegeu algumas áreas de particular interesse e já mostra resultados. Em matéria referente a tecnologia da Informação, empresas de TI na Baviera prosperaram, impulsionadas por uma combinação de talento local, infraestrutura avançada e investimentos em pesquisa, resultando na nomeação de Munique como o principal centro de tecnologia da informação na Europa pela Comissão Europeia. A Baviera emergiu, em aplicações de biotecnologia e ciências da vida, como um centro capaz de desenvolver novas terapias, medicamentos e tecnologias hospitalares. Esse esforço resultou na formação de mais de 90 cursos relacionados a bioeconomia e 46 centros de pesquisa dedicados ao tema. Além disso, o estado tem 522 empresas na área de ciências da vida.

Com a crescente demanda por veículos elétricos e tecnologias de condução autônoma, empresas automotivas na Baviera têm liderado o caminho em inovação e desenvolvimento de novos produtos. Quatro em cada dez instituições que possuem o maior número de patentes em 2021 são da indústria automotiva da Baviera e isso inclui diversos projetos de mobilidade autônoma.

Para alcançar esses resultados, o estado direciona recursos governamentais e fortalece parcerias entre organizações. Dessa forma, aumentou significativamente seus investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento, colaborando estreitamente com instituições acadêmicas e empresariais para impulsionar o progresso tecnológico e, por meio da criação de clusters de inovação, promove a colaboração entre empresas, universidades e institutos de pesquisa. Para viabilizar financeiramente partes críticas das cadeias de valor, o governo bávaro implementou incentivos fiscais e de subsídios para firmas que invistam em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Sem deixar de enfrentar desafios, a Baviera e sua Hightech Agenda estão avançando em direção a uma participação ainda mais robusta no setor de alta tecnologia global. Por um lado, de fato, a necessidade de atrair e reter talentos qualificados demanda constante atuação do estado. Por outro, iniciativas como o Zentrum Digitalisierung Bayern permitem a Baviera capitalizar oportunidades futuras no campo da digitalização e do crescimento dos setores de tecnologia limpa.

A HightechAgenda da Baviera é um catalisador para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado. Através de investimentos estratégicos, parcerias colaborativas e uma visão de longo prazo, estabelece-se como um polo de inovação hightech de classe mundial. No entanto, para manter sua posição de liderança, é crucial que o estado continue a investir em inovação e na integração com polos de pesquisa e desenvolvimento emergentes. O Brasil é o país das melhores universidades latino-americanas e, dessa forma, o estreitamento ainda maior entre as duas regiões poderá abrir novas possibilidades de inovação. Com essa abordagem holística e colaborativa, a Baviera está bem-posicionada para continuar sua trajetória de sucesso na era da economia hightech.